Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462 |
Resumo: | Os currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado à s necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia. |
id |
UNB-27_5b1544fff61117b46d8c6a27ea37a0f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologiaEducação a distânciaCurrículoOdontologiaDocentes de OdontologiaOs currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado à s necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 670-685Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 670-6851982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462/439Cardoso da Silva, Helbert EustáquioMartins Santos, Glaucia Nizeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/462Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:04Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
title |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
spellingShingle |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio Educação a distância Currículo Odontologia Docentes de Odontologia |
title_short |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
title_full |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
title_fullStr |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
title_sort |
Avaliação do ensino a distância no curso de graduação em odontologia |
author |
Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio |
author_facet |
Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio Martins Santos, Glaucia Nize |
author_role |
author |
author2 |
Martins Santos, Glaucia Nize |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso da Silva, Helbert Eustáquio Martins Santos, Glaucia Nize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Currículo Odontologia Docentes de Odontologia |
topic |
Educação a distância Currículo Odontologia Docentes de Odontologia |
description |
Os currículos dos cursos de Odontologia estão em processo de modernização, para se adequarem ao mercado de trabalho voltado à s necessidades da população. As mudanças buscam um método de ensino que propicie ao aluno a autogestão do seu conhecimento através de uma visão transdisciplinar. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão acerca da formação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de Odontologia, bem como das novas possibilidades de transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a educação a distância se mostra como alternativa para a educação continuada dos futuros dentistas, abrangendo novas tecnologias e novos métodos de ensino de adultos. Por meio de uma revisão da literatura, discute-se sobre as metas das diretrizes curriculares nacionais e sobre a formação de professores dos cursos de Odontologia e, ainda, são apresentadas pesquisas em educação a distância na área de saúde. Os resultados desse estudo revelam sucesso na aplicação do ensino a distância para alunos adultos nos cursos de Odontologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/462/439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 670-685 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 670-685 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679096524800 |