Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Vanessa Florencio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brant, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274
Resumo: As organizações de saúde vêm investindo em tecnologias informacionais e comunicacionais (TIC) de modo que os gestores possam atuar na melhoria dos processos de trabalho. As TIC permitem que o gestor possa exercer a gestão independentemente de sua presença física no setting de trabalho. A telessaúde surge como uma grande evolução tecnológica voltada para atender demandas na área da saúde nos segmentos clínicos, administrativos e educacionais. A educação permanente dos profissionais de saúde é uma estratégia para a implementação da gestão focada na qualidade dos serviços prestados através da melhoria do processo de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo analisar os dispositivos da telessaúde na esfera da educação permanente em saúde como ferramenta para os gestores de serviços de saúde. Metodologicamente trata-se de estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise narrativa da literatura disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A incorporação da telessaúde no ambiente de trabalho em saúde pode favorecer a integração entre gestores e demais profissionais, estimulando a busca de novos conhecimentos. Espera-se que o estudo forneça aos gestores dos serviços de saúde possibilidades de transformações nos processos de trabalhado por meio da Educação Permanente utilizando a Telessaúde como dispositivo de mediação.
id UNB-27_616f8d78a09f89aca55ebd828c63e77c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúdeGestão em saúdeEducação Permanente em SaúdeTelessaúdeAs organizações de saúde vêm investindo em tecnologias informacionais e comunicacionais (TIC) de modo que os gestores possam atuar na melhoria dos processos de trabalho. As TIC permitem que o gestor possa exercer a gestão independentemente de sua presença física no setting de trabalho. A telessaúde surge como uma grande evolução tecnológica voltada para atender demandas na área da saúde nos segmentos clínicos, administrativos e educacionais. A educação permanente dos profissionais de saúde é uma estratégia para a implementação da gestão focada na qualidade dos serviços prestados através da melhoria do processo de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo analisar os dispositivos da telessaúde na esfera da educação permanente em saúde como ferramenta para os gestores de serviços de saúde. Metodologicamente trata-se de estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise narrativa da literatura disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A incorporação da telessaúde no ambiente de trabalho em saúde pode favorecer a integração entre gestores e demais profissionais, estimulando a busca de novos conhecimentos. Espera-se que o estudo forneça aos gestores dos serviços de saúde possibilidades de transformações nos processos de trabalhado por meio da Educação Permanente utilizando a Telessaúde como dispositivo de mediação.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2365-2387Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2365-23871982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274/261Carneiro, Vanessa FlorencioBrant, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:13:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:13:36Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
title Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
spellingShingle Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
Carneiro, Vanessa Florencio
Gestão em saúde
Educação Permanente em Saúde
Telessaúde
title_short Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
title_full Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
title_fullStr Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
title_full_unstemmed Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
title_sort Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde
author Carneiro, Vanessa Florencio
author_facet Carneiro, Vanessa Florencio
Brant, Luiz Carlos
author_role author
author2 Brant, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Vanessa Florencio
Brant, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Educação Permanente em Saúde
Telessaúde
topic Gestão em saúde
Educação Permanente em Saúde
Telessaúde
description As organizações de saúde vêm investindo em tecnologias informacionais e comunicacionais (TIC) de modo que os gestores possam atuar na melhoria dos processos de trabalho. As TIC permitem que o gestor possa exercer a gestão independentemente de sua presença física no setting de trabalho. A telessaúde surge como uma grande evolução tecnológica voltada para atender demandas na área da saúde nos segmentos clínicos, administrativos e educacionais. A educação permanente dos profissionais de saúde é uma estratégia para a implementação da gestão focada na qualidade dos serviços prestados através da melhoria do processo de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo analisar os dispositivos da telessaúde na esfera da educação permanente em saúde como ferramenta para os gestores de serviços de saúde. Metodologicamente trata-se de estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise narrativa da literatura disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A incorporação da telessaúde no ambiente de trabalho em saúde pode favorecer a integração entre gestores e demais profissionais, estimulando a busca de novos conhecimentos. Espera-se que o estudo forneça aos gestores dos serviços de saúde possibilidades de transformações nos processos de trabalhado por meio da Educação Permanente utilizando a Telessaúde como dispositivo de mediação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2365-2387
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2365-2387
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678594256896