EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159 |
Resumo: | O presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos de quatro cursos de graduação, a saber: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). A intenção do estudo é relatar a experiência dessa função de supervisão com base no referencial teórico estudado pelos próprios supervisores pedagógicos ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre os principais autores estudados estão: Jacques Delors3 que traz a idéia do século XXI como aquele em que a educação tem grande potencial para levar as sociedades ao seu desenvolvimento; Howard Gardner9 que trata as inteligências múltiplas que, em campo de trabalho dos supervisores são possíveis serem observadas no perfil dos alunos e nas equipes de polos de apoio presencial (composta por tutores presenciais e coordenadores de polos) e; Paulo Freire6 que proporciona saberes necessários a uma prática educativa e dialógica a todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo, na EaD. Por meio dos relatos dos supervisores de curso em comparação ao referencial apresentado é possível concluir que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos. |
id |
UNB-27_770d3b440bc0106171408b39aaff2270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOSGestãoEducaçãoO presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos de quatro cursos de graduação, a saber: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). A intenção do estudo é relatar a experiência dessa função de supervisão com base no referencial teórico estudado pelos próprios supervisores pedagógicos ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre os principais autores estudados estão: Jacques Delors3 que traz a idéia do século XXI como aquele em que a educação tem grande potencial para levar as sociedades ao seu desenvolvimento; Howard Gardner9 que trata as inteligências múltiplas que, em campo de trabalho dos supervisores são possíveis serem observadas no perfil dos alunos e nas equipes de polos de apoio presencial (composta por tutores presenciais e coordenadores de polos) e; Paulo Freire6 que proporciona saberes necessários a uma prática educativa e dialógica a todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo, na EaD. Por meio dos relatos dos supervisores de curso em comparação ao referencial apresentado é possível concluir que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1281-1297Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1281-12971982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159/150Bertho, Renan Morettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/159Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:15Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS Bertho, Renan Moretti Gestão Educação |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS |
author |
Bertho, Renan Moretti |
author_facet |
Bertho, Renan Moretti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertho, Renan Moretti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Educação |
topic |
Gestão Educação |
description |
O presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos de quatro cursos de graduação, a saber: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). A intenção do estudo é relatar a experiência dessa função de supervisão com base no referencial teórico estudado pelos próprios supervisores pedagógicos ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre os principais autores estudados estão: Jacques Delors3 que traz a idéia do século XXI como aquele em que a educação tem grande potencial para levar as sociedades ao seu desenvolvimento; Howard Gardner9 que trata as inteligências múltiplas que, em campo de trabalho dos supervisores são possíveis serem observadas no perfil dos alunos e nas equipes de polos de apoio presencial (composta por tutores presenciais e coordenadores de polos) e; Paulo Freire6 que proporciona saberes necessários a uma prática educativa e dialógica a todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo, na EaD. Por meio dos relatos dos supervisores de curso em comparação ao referencial apresentado é possível concluir que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/159/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1281-1297 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1281-1297 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678131834880 |