AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544
Resumo: A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores.
id IFPB_ae888ef5f66281ddc78d7d78862bbfca
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2544
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE2022-10-26T22:04:59Z2022-10-26T22:04:59Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-07T14:14:27Z No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T22:04:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T22:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27N?O H?avalia??o;ensino remoto;pandemiaAVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINAL12123331212333application/pdf863930http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2544/1/1212333001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0MD51177683/25442023-03-16 15:57:11.914oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-16T18:57:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
title AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
spellingShingle AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE
avalia??o;ensino remoto;pandemia
title_short AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
title_full AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
title_fullStr AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
title_full_unstemmed AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
title_sort AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
author OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE
author_facet OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE
dc.subject.por.fl_str_mv avalia??o;ensino remoto;pandemia
topic avalia??o;ensino remoto;pandemia
description A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T22:04:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T22:04:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2544/1/1212333
bitstream.checksum.fl_str_mv 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445705109504