AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544 |
Resumo: | A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores. |
id |
IFPB_ae888ef5f66281ddc78d7d78862bbfca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2544 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE2022-10-26T22:04:59Z2022-10-26T22:04:59Z2022-06-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-07T14:14:27Z No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T22:04:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T22:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 HAGLIBERTO ALVES DE OLIVEIRA.pdf: 863930 bytes, checksum: 001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 (MD5) Hagliberto Alves de Oliveira.pdf: 176937 bytes, checksum: bcfcdc18a35cb86f67ed780442edeb25 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27N?O H?avalia??o;ensino remoto;pandemiaAVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINAL12123331212333application/pdf863930http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2544/1/1212333001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0MD51177683/25442023-03-16 15:57:11.914oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-16T18:57:11Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
title |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
spellingShingle |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE avalia??o;ensino remoto;pandemia |
title_short |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
title_full |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
title_fullStr |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
title_full_unstemmed |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
title_sort |
AVALIA??O EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA MODALIDADE ? DIST?NCIA |
author |
OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE |
author_facet |
OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, HAGLIBERTO ALVES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avalia??o;ensino remoto;pandemia |
topic |
avalia??o;ensino remoto;pandemia |
description |
A educa??o na pandemia vem se tornando um assunto comum no meio acad?mico, discutido tanto na Internet quanto nas salas de aula e nos cursos de gradua??o. Muitos estudantes usam avalia??es online para complementar as suas atividades acad?micas e ainda expressam opini?es sobre os cursos que realizam, sempre querendo saber se o curso foi bom ou ruim. Devido ? in?pia de uma avalia??o focada no modelo totalmente remoto, surgiu a necessidade de criar m?todos avaliativos realmente eficazes. Assim, essa pesquisa pautou-se numa revis?o integrativa de literatura no sentido de buscar m?todos tecnol?gicos pr?ticos e te?ricos que suprissem essa necessidade, al?m de apresentar um modelo que permita inserir o aluno na modalidade de ensino no estilo Aprendizado Baseado em Projetos, pautados nos referenciais te?ricos de Cipriano Carlos Luckesi e Sara Regina Scotta Cabral. O objetivo desta interven??o ? discorrer sobre alternativas exclusivamente remotas para avaliar os discentes, sendo os objetivos espec?ficos proporcionar aos estudantes um misto entre o Ensino Tradicional e o Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos, cuja metodologia de lecionar ? a centrada nos alunos onde lhes permitam aprender novos conhecimentos, resolvendo problemas na qualidade do ensino-aprendizagem em formato exclusivamente remoto, voltado para avalia??o atrav?s de plataformas digitais. Espera-se alcan?ar os seguintes resultados: que o discente adquira conhecimento e entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, internet, web, al?m de saber aplic?-las na constru??o e manuten??o de sistemas computacionais em cursos t?cnicos de redes de computadores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T22:04:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T22:04:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2544/1/1212333 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
001ec5d3caf38d3765b03feebf93ddc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445705109504 |