O uso das informações de custo em serviços públicos de urgência e emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Esthefane Garrides
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Aline de Sousa, Roquete, Fátima Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3722
Resumo: A gestão de custos é a ação de gerir recursos e aprimorar processos utilizando informações sobre custos para subsidiar a alocação de recursos e o processo decisório. O objetivo deste trabalho é identificar o uso das informações de custos em serviços públicos de urgência e emergência segundo a visão de gestores de custos. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso adotado como método. Participaram da pesquisa 08 gestores de custos. Foi aplicado um formulário para caracterizar o perfil dos gestores e foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Todos os gestores de custos entrevistados afirmaram que adotam duas metodologias de custeio: Custeio por Absorção e ABC. Os dados de produção dos centros de custos são processados, dando origem a relatórios que carregam as informações de custos. Um desses relatórios é a Conta Paciente, que visa informar ao usuário sobre os custos hospitalares envolvidos na assistência prestada. As análises realizadas a partir das informações dos relatórios são discutidas mensalmente nos chamados Observatórios de Custos. No geral, os entrevistados afirmaram que as informações de custos são utilizadas para a tomada de decisão nos hospitais.
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