Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488 |
Resumo: | Introdução: a utilização de espaços de ensino-aprendizagem que aproximem o estudante dos espaços sociais extra-muros é capaz de propiciar a construção de pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade que o cerca, sobretudo no que diz respeito à valorização de culturas diversas na construção de um ambiente saudável. A cultura indígena, muito desvalorizada diante do conhecimento biomédico, carece, porém, de estratégias de valorização nos cursos de saúde. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo qualitativo realizado através de anotações em “diário de bordo” de estudantes que participaram de rodas de rodas de conversa com população indígena e profissionais de saúde em Casa do Índio de uma capital brasileira. Conclusão: O nítido distanciamento entre a cultura indígena e a desvalorização de seus saberes perante o conhecimento científico refletem a forma dominante de entender as relações saúde-doença de maneira estritamente biológica. Com efeito, a experiência foi capaz de propiciar espaços de problematização da realidade indígena, sua assistência em saúde e as relações culturais que se impõe sobre suas formas tradicionais de cuidado. |
id |
UNB-27_ad4c95330fdb3095a54003955cda9163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/488 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiênciaEducaçãoCulturaServiços de saúdeIntrodução: a utilização de espaços de ensino-aprendizagem que aproximem o estudante dos espaços sociais extra-muros é capaz de propiciar a construção de pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade que o cerca, sobretudo no que diz respeito à valorização de culturas diversas na construção de um ambiente saudável. A cultura indígena, muito desvalorizada diante do conhecimento biomédico, carece, porém, de estratégias de valorização nos cursos de saúde. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo qualitativo realizado através de anotações em “diário de bordo” de estudantes que participaram de rodas de rodas de conversa com população indígena e profissionais de saúde em Casa do Índio de uma capital brasileira. Conclusão: O nítido distanciamento entre a cultura indígena e a desvalorização de seus saberes perante o conhecimento científico refletem a forma dominante de entender as relações saúde-doença de maneira estritamente biológica. Com efeito, a experiência foi capaz de propiciar espaços de problematização da realidade indígena, sua assistência em saúde e as relações culturais que se impõe sobre suas formas tradicionais de cuidado.Universidade de Brasilia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1068-1078Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1068-10781982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488/465Barbosa, Débora Regina MarquesAlmeida, Manoel Guedes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:45:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/488Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:45:53Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
title |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
spellingShingle |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência Barbosa, Débora Regina Marques Educação Cultura Serviços de saúde |
title_short |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
title_full |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
title_fullStr |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
title_sort |
Cultura e formação universitária no campo da saúde:: diálogos possíveis a partir de um relato de experiência |
author |
Barbosa, Débora Regina Marques |
author_facet |
Barbosa, Débora Regina Marques Almeida, Manoel Guedes de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Manoel Guedes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Débora Regina Marques Almeida, Manoel Guedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Serviços de saúde |
topic |
Educação Cultura Serviços de saúde |
description |
Introdução: a utilização de espaços de ensino-aprendizagem que aproximem o estudante dos espaços sociais extra-muros é capaz de propiciar a construção de pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade que o cerca, sobretudo no que diz respeito à valorização de culturas diversas na construção de um ambiente saudável. A cultura indígena, muito desvalorizada diante do conhecimento biomédico, carece, porém, de estratégias de valorização nos cursos de saúde. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo qualitativo realizado através de anotações em “diário de bordo” de estudantes que participaram de rodas de rodas de conversa com população indígena e profissionais de saúde em Casa do Índio de uma capital brasileira. Conclusão: O nítido distanciamento entre a cultura indígena e a desvalorização de seus saberes perante o conhecimento científico refletem a forma dominante de entender as relações saúde-doença de maneira estritamente biológica. Com efeito, a experiência foi capaz de propiciar espaços de problematização da realidade indígena, sua assistência em saúde e as relações culturais que se impõe sobre suas formas tradicionais de cuidado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/488/465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1068-1078 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1068-1078 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679153147904 |