Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizana Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Meiry Cristiane Jesus, Jones, Kimberly Marie, Soares, Wellington Danilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237
Resumo: O presente estudo objetivou analisar o consumo e a frequência do uso de álcool em acadêmicos do curso de Direito de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Montes Claros ”“ MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Direito. Os instrumentos foram questionário AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), ASSIT (Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias), Questionário sócio demográfico, IECPA (Inventário de expectativas e crenças pessoais acerca do álcool) e ESSS (Escala de Satisfação com o Suporte Social). Classificação de risco do AUDIT constatou-se que 79,7% dos participantes se enquadraram no nível 1, considerado de baixo risco, seguido do nível 2 com 16,3% de médio risco. Os participantes fazem uso ocasional de fumo, álcool e outras substâncias, sendo classificação de nível 1 do ASSIT. Sobre o IECPA 77,2% dos avaliados classificaram em nível 1, representando baixa vulnerabilidade para efeitos do álcool, 22,8% dos colaboradores apresentaram alta vulnerabilidade. O ESSS 52,8% dos voluntários demonstraram alto suporte social e 47,2% se qualificaram como médio. Conclui-se que o nível de consumo do álcool é baixo.
id UNB-27_bff76e2a3a726afeadd56aedf464f8b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3237
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de DireitoSaúde ColetivaNutriçãoDireitoO presente estudo objetivou analisar o consumo e a frequência do uso de álcool em acadêmicos do curso de Direito de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Montes Claros ”“ MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Direito. Os instrumentos foram questionário AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), ASSIT (Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias), Questionário sócio demográfico, IECPA (Inventário de expectativas e crenças pessoais acerca do álcool) e ESSS (Escala de Satisfação com o Suporte Social). Classificação de risco do AUDIT constatou-se que 79,7% dos participantes se enquadraram no nível 1, considerado de baixo risco, seguido do nível 2 com 16,3% de médio risco. Os participantes fazem uso ocasional de fumo, álcool e outras substâncias, sendo classificação de nível 1 do ASSIT. Sobre o IECPA 77,2% dos avaliados classificaram em nível 1, representando baixa vulnerabilidade para efeitos do álcool, 22,8% dos colaboradores apresentaram alta vulnerabilidade. O ESSS 52,8% dos voluntários demonstraram alto suporte social e 47,2% se qualificaram como médio. Conclui-se que o nível de consumo do álcool é baixo.Universidade de Brasilia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2723-2738Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2723-27381982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237/2918Silva, Elizana MariaSouza, Meiry Cristiane JesusJones, Kimberly MarieSoares, Wellington Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:07:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3237Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:07:16Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
title Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
spellingShingle Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
Silva, Elizana Maria
Saúde Coletiva
Nutrição
Direito
title_short Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
title_full Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
title_fullStr Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
title_full_unstemmed Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
title_sort Consumo de álcool entre os acadêmicos do curso de Direito
author Silva, Elizana Maria
author_facet Silva, Elizana Maria
Souza, Meiry Cristiane Jesus
Jones, Kimberly Marie
Soares, Wellington Danilo
author_role author
author2 Souza, Meiry Cristiane Jesus
Jones, Kimberly Marie
Soares, Wellington Danilo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elizana Maria
Souza, Meiry Cristiane Jesus
Jones, Kimberly Marie
Soares, Wellington Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Coletiva
Nutrição
Direito
topic Saúde Coletiva
Nutrição
Direito
description O presente estudo objetivou analisar o consumo e a frequência do uso de álcool em acadêmicos do curso de Direito de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Montes Claros ”“ MG. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de corte transversal. A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Direito. Os instrumentos foram questionário AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), ASSIT (Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias), Questionário sócio demográfico, IECPA (Inventário de expectativas e crenças pessoais acerca do álcool) e ESSS (Escala de Satisfação com o Suporte Social). Classificação de risco do AUDIT constatou-se que 79,7% dos participantes se enquadraram no nível 1, considerado de baixo risco, seguido do nível 2 com 16,3% de médio risco. Os participantes fazem uso ocasional de fumo, álcool e outras substâncias, sendo classificação de nível 1 do ASSIT. Sobre o IECPA 77,2% dos avaliados classificaram em nível 1, representando baixa vulnerabilidade para efeitos do álcool, 22,8% dos colaboradores apresentaram alta vulnerabilidade. O ESSS 52,8% dos voluntários demonstraram alto suporte social e 47,2% se qualificaram como médio. Conclui-se que o nível de consumo do álcool é baixo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3237/2918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2723-2738
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2723-2738
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680950407168