O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orrú, Sílvia Ester
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192
Resumo: O presente artigo discute a questão do perigo da supervalorização do diagnóstico como fator iatrogênico na condução ao fracasso escolar de crianças com diagnóstico de autismo. Tem como objetivo: 1) discutir a questão do diagnóstico como iatrogênese que impulsiona à materialização dos sintomas do autismo na criança; 2) refletir sobre o perigo da supervalorização do diagnóstico que implica no déficit e na doença, sombreando o indivíduo enquanto pessoa e o “coisificando” frente à sociedade; e 3) chamar à atenção para os desdobramentos da “coisificação” do indivíduo absorvida pelos profissionais da educação que culminam na marca do estigma e do preconceito. As conclusões sinalizam que: acima das implicações diagnósticas a criança é um ser humano e como tal deve ser concebido, como um sujeito com possibilidades de aprendizagem; cabe ao profissional da educação conhecer o diagnóstico realizado, porém, sem supervalorizá-lo, mas sim, favorecer a educação da criança com autismo a partir da organização do meio social em prol de uma aprendizagem repleta de sentidos e significados para seus educandos.
id UNB-27_e60867024c711d9de9f855918c80a6e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/192
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismoEducaçãoEducação inclusivasaúdeO presente artigo discute a questão do perigo da supervalorização do diagnóstico como fator iatrogênico na condução ao fracasso escolar de crianças com diagnóstico de autismo. Tem como objetivo: 1) discutir a questão do diagnóstico como iatrogênese que impulsiona à materialização dos sintomas do autismo na criança; 2) refletir sobre o perigo da supervalorização do diagnóstico que implica no déficit e na doença, sombreando o indivíduo enquanto pessoa e o “coisificando” frente à sociedade; e 3) chamar à atenção para os desdobramentos da “coisificação” do indivíduo absorvida pelos profissionais da educação que culminam na marca do estigma e do preconceito. As conclusões sinalizam que: acima das implicações diagnósticas a criança é um ser humano e como tal deve ser concebido, como um sujeito com possibilidades de aprendizagem; cabe ao profissional da educação conhecer o diagnóstico realizado, porém, sem supervalorizá-lo, mas sim, favorecer a educação da criança com autismo a partir da organização do meio social em prol de uma aprendizagem repleta de sentidos e significados para seus educandos.Universidade de Brasilia2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1419-1429Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1419-14291982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192/181Orrú, Sílvia Esterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:58:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/192Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:58:20Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
title O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
spellingShingle O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
Orrú, Sílvia Ester
Educação
Educação inclusiva
saúde
title_short O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
title_full O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
title_fullStr O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
title_full_unstemmed O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
title_sort O perigo da supervalorização do diagnóstico:: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo
author Orrú, Sílvia Ester
author_facet Orrú, Sílvia Ester
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orrú, Sílvia Ester
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação inclusiva
saúde
topic Educação
Educação inclusiva
saúde
description O presente artigo discute a questão do perigo da supervalorização do diagnóstico como fator iatrogênico na condução ao fracasso escolar de crianças com diagnóstico de autismo. Tem como objetivo: 1) discutir a questão do diagnóstico como iatrogênese que impulsiona à materialização dos sintomas do autismo na criança; 2) refletir sobre o perigo da supervalorização do diagnóstico que implica no déficit e na doença, sombreando o indivíduo enquanto pessoa e o “coisificando” frente à sociedade; e 3) chamar à atenção para os desdobramentos da “coisificação” do indivíduo absorvida pelos profissionais da educação que culminam na marca do estigma e do preconceito. As conclusões sinalizam que: acima das implicações diagnósticas a criança é um ser humano e como tal deve ser concebido, como um sujeito com possibilidades de aprendizagem; cabe ao profissional da educação conhecer o diagnóstico realizado, porém, sem supervalorizá-lo, mas sim, favorecer a educação da criança com autismo a partir da organização do meio social em prol de uma aprendizagem repleta de sentidos e significados para seus educandos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/192/181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1419-1429
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1419-1429
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678180069376