A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Anna Karla Nascimento, Scio, Elita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490
Resumo: A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.
id UNB-27_fa6799b6505307ec27a1ee1da7a1c7b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/490
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiênciaEducação SuperiorCurrículoEnfermagemA monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.Universidade de Brasilia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1101-1108Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1101-11081982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490/467Jeronymo, Ana Carolina de OliveiraLima, Anna Karla NascimentoScio, Elitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:45:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/490Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:45:47Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
title A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
spellingShingle A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira
Educação Superior
Currículo
Enfermagem
title_short A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
title_full A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
title_fullStr A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
title_full_unstemmed A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
title_sort A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
author Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira
author_facet Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira
Lima, Anna Karla Nascimento
Scio, Elita
author_role author
author2 Lima, Anna Karla Nascimento
Scio, Elita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira
Lima, Anna Karla Nascimento
Scio, Elita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Currículo
Enfermagem
topic Educação Superior
Currículo
Enfermagem
description A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490/467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1101-1108
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1101-1108
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679156293632