A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490 |
Resumo: | A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados. |
id |
UNB-27_fa6799b6505307ec27a1ee1da7a1c7b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/490 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiênciaEducação SuperiorCurrículoEnfermagemA monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.Universidade de Brasilia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1101-1108Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1101-11081982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490/467Jeronymo, Ana Carolina de OliveiraLima, Anna Karla NascimentoScio, Elitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:45:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/490Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:45:47Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
title |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
spellingShingle |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira Educação Superior Currículo Enfermagem |
title_short |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
title_full |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
title_fullStr |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
title_sort |
A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência |
author |
Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira |
author_facet |
Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira Lima, Anna Karla Nascimento Scio, Elita |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Anna Karla Nascimento Scio, Elita |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jeronymo, Ana Carolina de Oliveira Lima, Anna Karla Nascimento Scio, Elita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Currículo Enfermagem |
topic |
Educação Superior Currículo Enfermagem |
description |
A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490/467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1101-1108 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1101-1108 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679156293632 |