A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Lima, Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394
Resumo: This work aims to deliver a reflection on the black people presence in Brasilia based on two films by filmmaker Adirley Queirós, namely “Is the city one? (2013) and Branco Sai Preto Fica (2015). Through the displacement of the characters on the scene, we try to identify indices of inequality that affect the daily life of the city, focusing on the contradictions that mark the experience of the black population. From a theoretical point of view, we resort to Edouard Glissant's thought about black wandering (or exile) that shape the modern urban form, unable to guarantee the usufruct for all the people. Thus is hoped to contribute to think on a theme often approached without considering the ethnic-racial dimensions.
id UNB-28_2a8ef408d3685415881a2954293d8953
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29394
network_acronym_str UNB-28
network_name_str P@ranoá
repository_id_str
spelling A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós Narrativas. Negros no espaço urbano. Exílios. Edouard Glissant. Adirley Queirós. Ceilândia.×narratives, black people and urban space, exiles, Edouard Glissant, Adirley Queirós, CeilândiaThis work aims to deliver a reflection on the black people presence in Brasilia based on two films by filmmaker Adirley Queirós, namely “Is the city one? (2013) and Branco Sai Preto Fica (2015). Through the displacement of the characters on the scene, we try to identify indices of inequality that affect the daily life of the city, focusing on the contradictions that mark the experience of the black population. From a theoretical point of view, we resort to Edouard Glissant's thought about black wandering (or exile) that shape the modern urban form, unable to guarantee the usufruct for all the people. Thus is hoped to contribute to think on a theme often approached without considering the ethnic-racial dimensions.Este artigo é uma reflexão sobre a presença negra em Brasília a partir de dois filmes do cineasta Adirley Queirós: “A cidade é uma só? (2013) e Branco Sai Preto Fica (2015). Por meio do deslocamento das personagens em cena, tenta-se identificar índices da assimetria e desigualdade que afetam o cotidiano do Distrito Federal, focalizando as contradições que assinalam a experiência da população negra. Do ponto de vista teórico, recorremos ao pensamento de Edouard Glissant sobre a errância negra e os exílios forçados que configuram a forma urbana moderna, incapaz de garantir o usufruto para todos os sujeitos. Com isso, espera-se contribuir para refletir sobre tema muitas vezes abordado sem que se considere as dimensões étnico-raciais.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2020-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/2939410.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07Paranoá; Vol. 12 No. 24 (2019): Paranoá 24 - July/December - Cinema Urbana: Memories under Construction; 68-80Paranoá; v. 12 n. 24 (2019): Fluxo Contínuo - Julho/Dezembro; 68-801679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394/25379Copyright (c) 2019 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Carlos Henriquede Lima, Julia2024-02-08T12:36:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/29394Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-08T12:36:02P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
title A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
spellingShingle A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
Magalhães, Carlos Henrique
Narrativas. Negros no espaço urbano. Exílios. Edouard Glissant. Adirley Queirós. Ceilândia.×
narratives, black people and urban space, exiles, Edouard Glissant, Adirley Queirós, Ceilândia
title_short A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
title_full A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
title_fullStr A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
title_full_unstemmed A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
title_sort A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós
author Magalhães, Carlos Henrique
author_facet Magalhães, Carlos Henrique
de Lima, Julia
author_role author
author2 de Lima, Julia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Carlos Henrique
de Lima, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas. Negros no espaço urbano. Exílios. Edouard Glissant. Adirley Queirós. Ceilândia.×
narratives, black people and urban space, exiles, Edouard Glissant, Adirley Queirós, Ceilândia
topic Narrativas. Negros no espaço urbano. Exílios. Edouard Glissant. Adirley Queirós. Ceilândia.×
narratives, black people and urban space, exiles, Edouard Glissant, Adirley Queirós, Ceilândia
description This work aims to deliver a reflection on the black people presence in Brasilia based on two films by filmmaker Adirley Queirós, namely “Is the city one? (2013) and Branco Sai Preto Fica (2015). Through the displacement of the characters on the scene, we try to identify indices of inequality that affect the daily life of the city, focusing on the contradictions that mark the experience of the black population. From a theoretical point of view, we resort to Edouard Glissant's thought about black wandering (or exile) that shape the modern urban form, unable to guarantee the usufruct for all the people. Thus is hoped to contribute to think on a theme often approached without considering the ethnic-racial dimensions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394
10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07
url https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394
identifier_str_mv 10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29394/25379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paranoá; Vol. 12 No. 24 (2019): Paranoá 24 - July/December - Cinema Urbana: Memories under Construction; 68-80
Paranoá; v. 12 n. 24 (2019): Fluxo Contínuo - Julho/Dezembro; 68-80
1679-0944
1677-7395
reponame:P@ranoá
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str P@ranoá
collection P@ranoá
repository.name.fl_str_mv P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv paranoa@unb.br
_version_ 1797066979641655296