Caveiras-berrantes: performance e profecia em "Era uma vez Brasília" (2017)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/201700 |
Resumo: | Este ensaio pretende analisar as encenações do filme Era uma vez Brasília (2017), do cineasta brasileiro Adirley Queirós, a partir de teorias da performance e da noção de teatro épico de Bertolt Brecht. A obra mistura documentário e ficção científica para apresentar uma narrativa fragmentada que se desenvolve a partir de interrupções e saltos. Por meio da elaboração de atmosferas soturnas e experimentos de performance entre Ceilândia e Brasília, o filme procura refletir e dar corpo à derrota política expressada pelo golpe de estado de 2016 que retirou Dilma Rousseff do poder da perspectiva de sujeitos periféricos do Distrito Federal do Brasil. Por fim, esta obra nos revela um gesto profético que prenuncia um futuro de terror, morte e cárcere no Brasil. |
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Caveiras-berrantes: performance e profecia em "Era uma vez Brasília" (2017)Screaming skulls: performance and prophecy in "Once there was Brasília" (2017)Análise de FilmesAntropologia da PerformanceAdirley QueirósCeilândiaBrasíliaFilm AnalysisAnthropology of PerformanceAdirley QueirósCeilândiaBrasíliaEste ensaio pretende analisar as encenações do filme Era uma vez Brasília (2017), do cineasta brasileiro Adirley Queirós, a partir de teorias da performance e da noção de teatro épico de Bertolt Brecht. A obra mistura documentário e ficção científica para apresentar uma narrativa fragmentada que se desenvolve a partir de interrupções e saltos. Por meio da elaboração de atmosferas soturnas e experimentos de performance entre Ceilândia e Brasília, o filme procura refletir e dar corpo à derrota política expressada pelo golpe de estado de 2016 que retirou Dilma Rousseff do poder da perspectiva de sujeitos periféricos do Distrito Federal do Brasil. Por fim, esta obra nos revela um gesto profético que prenuncia um futuro de terror, morte e cárcere no Brasil.This essay aims to analyze the performances on the movie Once there was Brazília (2017), by brazilian filmmaker Adirley Queirós, based on performance theories and Bertolt Brecht epic theater. The work mixes documentary and science fiction to present a fragmented narrative that develops from interruptions and leaps. By elaborating a gloomy atmospheres and performance experiments between Ceilândia and Brasília, the film seeks to think and embody the political defeat expressed by the 2016 coup that removed Dilma Rousseff from power from the perspective of ordinary people from Brasília outskirts. Finally, this work reveals a prophetic gesture that foreshadow a future of terror, death, and imprisonment in Brazil. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/20170010.11606/issn.2525-3123.gis.2023.201700GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e201700GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e2017002525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/201700/197815https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/201700/197816Copyright (c) 2023 João Paulo de Freitas Camposhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, João Paulo de FreitasCampos, João Paulo de Freitas2023-10-10T13:57:44Zoai:revistas.usp.br:article/201700Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2023-10-10T13:57:44GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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