Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Rosângela F. S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bastos, Leopoldo E. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761
Resumo: Nowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designs
id UNB-28_b054d86a05c2f6e418be1dedc6cd8490
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10761
network_acronym_str UNB-28
network_name_str P@ranoá
repository_id_str
spelling Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de JaneiroEdificação escolarQualidade ambientalAbordagem multicritérioSchool buildingEnvironmental qualityMulticriteria approachNowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designsO projeto para o ambiente construído deve em sua essência incorporar cada vez mais os conceitos de sustentabilidade, e com maior propriedade quando se trata da edificação escolar. Inserido nesta ampla problemática, o objeto de estudo do presente artigo é a qualidade ambiental e o desafio de conciliar múltiplos critérios ambientais na concepção do projeto para a edificação escolar, em especial nas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro, sendo enfatizado o conforto ambiental. Compreende-se que na concepção da edificação escolar em questão, ainda que sejam reconhecidas linguagens formais, o que predomina é a referência a modelos arquitetônicos preexistentes, enquanto as relações ambientais - que deveriam representar requisito em qualquer processo criativo - frequentemente são relegadas a um segundo plano. Considerando o quadro preocupante das edificações escolares brasileiras, onde, de uma forma geral, é constatada uma série de problemas relacionados à qualidade ambiental, a cidade do Rio de Janeiro não representa uma exceção. Pelo contrário, os modelos se repetem trazendo consigo problemas não solucionados. Também o presente artigo aborda a utilização de instrumentos de auxílio ao processo projetual dedicados a múltiplos critérios, além de enfatizar a potencialidade de utilização do Método GPAS1, em auxilio à concepção de projeto para a edificação escolar.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1076110.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302Paranoá; Vol. 7 No. 12 (2014): Conforto & Projeto: EdifíciosParanoá; v. 7 n. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761/9458Paes, Rosângela F. S.Bastos, Leopoldo E. G.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T13:18:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10761Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-07T13:18:47P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
title Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
Paes, Rosângela F. S.
Edificação escolar
Qualidade ambiental
Abordagem multicritério
School building
Environmental quality
Multicriteria approach
title_short Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
title_full Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
title_sort Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
author Paes, Rosângela F. S.
author_facet Paes, Rosângela F. S.
Bastos, Leopoldo E. G.
author_role author
author2 Bastos, Leopoldo E. G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Rosângela F. S.
Bastos, Leopoldo E. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Edificação escolar
Qualidade ambiental
Abordagem multicritério
School building
Environmental quality
Multicriteria approach
topic Edificação escolar
Qualidade ambiental
Abordagem multicritério
School building
Environmental quality
Multicriteria approach
description Nowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designs
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761
10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302
url https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761
identifier_str_mv 10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761/9458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paranoá; Vol. 7 No. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios
Paranoá; v. 7 n. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios
1679-0944
1677-7395
reponame:P@ranoá
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str P@ranoá
collection P@ranoá
repository.name.fl_str_mv P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv paranoa@unb.br
_version_ 1797066978978955264