Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | P@ranoá |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761 |
Resumo: | Nowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designs |
id |
UNB-28_b054d86a05c2f6e418be1dedc6cd8490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10761 |
network_acronym_str |
UNB-28 |
network_name_str |
P@ranoá |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de JaneiroEdificação escolarQualidade ambientalAbordagem multicritérioSchool buildingEnvironmental qualityMulticriteria approachNowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designsO projeto para o ambiente construído deve em sua essência incorporar cada vez mais os conceitos de sustentabilidade, e com maior propriedade quando se trata da edificação escolar. Inserido nesta ampla problemática, o objeto de estudo do presente artigo é a qualidade ambiental e o desafio de conciliar múltiplos critérios ambientais na concepção do projeto para a edificação escolar, em especial nas escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro, sendo enfatizado o conforto ambiental. Compreende-se que na concepção da edificação escolar em questão, ainda que sejam reconhecidas linguagens formais, o que predomina é a referência a modelos arquitetônicos preexistentes, enquanto as relações ambientais - que deveriam representar requisito em qualquer processo criativo - frequentemente são relegadas a um segundo plano. Considerando o quadro preocupante das edificações escolares brasileiras, onde, de uma forma geral, é constatada uma série de problemas relacionados à qualidade ambiental, a cidade do Rio de Janeiro não representa uma exceção. Pelo contrário, os modelos se repetem trazendo consigo problemas não solucionados. Também o presente artigo aborda a utilização de instrumentos de auxílio ao processo projetual dedicados a múltiplos critérios, além de enfatizar a potencialidade de utilização do Método GPAS1, em auxilio à concepção de projeto para a edificação escolar.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1076110.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302Paranoá; Vol. 7 No. 12 (2014): Conforto & Projeto: EdifíciosParanoá; v. 7 n. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761/9458Paes, Rosângela F. S.Bastos, Leopoldo E. G.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T13:18:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10761Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-07T13:18:47P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
title |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro Paes, Rosângela F. S. Edificação escolar Qualidade ambiental Abordagem multicritério School building Environmental quality Multicriteria approach |
title_short |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
Qualidade ambiental na edificação: o caso das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro |
author |
Paes, Rosângela F. S. |
author_facet |
Paes, Rosângela F. S. Bastos, Leopoldo E. G. |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Leopoldo E. G. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Rosângela F. S. Bastos, Leopoldo E. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Edificação escolar Qualidade ambiental Abordagem multicritério School building Environmental quality Multicriteria approach |
topic |
Edificação escolar Qualidade ambiental Abordagem multicritério School building Environmental quality Multicriteria approach |
description |
Nowadays, the building design in essence may consider a sustainable approach, and mainly in schools architecture conception. Considering this point, the aim of this paper is to consider environmental quality and the challenge for reconcilingmultiple environmental criteria in the architectural project design for building schools, especially at the Public Elementary Schools in Rio de Janeiro city. It is emphasize the indoor environmental comfort. From the school building analyzed case are recognized formal languages in which predominate standard reference models instead of solutions solving environmental constraints. Along the country this situation is the same as that from Rio de Janeiro city. Rather, the models are repeated bringing with them the unresolved issues. Also, in addition, is presented some multicriteria approach methods to aid the architectural conception, and examined a specific method, the GPAS Method to be applied in architectural school designs |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761 10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761 |
identifier_str_mv |
10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10761/9458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paranoá; Vol. 7 No. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios Paranoá; v. 7 n. 12 (2014): Conforto & Projeto: Edifícios 1679-0944 1677-7395 reponame:P@ranoá instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
P@ranoá |
collection |
P@ranoá |
repository.name.fl_str_mv |
P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
paranoa@unb.br |
_version_ |
1797066978978955264 |