Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51 |
Resumo: | Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
id |
UNB-29_02df28b04e3f38b575dfca7e29f0ecef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/231 |
network_acronym_str |
UNB-29 |
network_name_str |
Portal de Livros da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integralEnsino médioEducaçãoEnsino médioEducaçãoConsiderando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.Portal de Livros da UnB2020-07-15Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/51/231/928Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB)Gauche, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB)Lopes, Alice Ribeiro Casimiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)Laranjeiras, Cássio Costa; Universidade de Brasília (UnB)Scarpa, Daniela Lopes; Universidade de São Paulo (USP)Carvalho, Dione Lucchesi de; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Silva, Francisco Thiago; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS)Lacerda, Hannah Dora Garcia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Druck, Iole de Freitas; Universidade de São Paulo (USP)Borges, Lívia Freitas Fonseca; Universidade de Brasília (UnB)De Sordi, Mara Regina Lemes ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)Carneiro, Maria Helena Silva ; Universidade de Brasília (UnB)Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales; Universidade de Brasília (UnB)Marandino, Martha; Universidade de São Paulo (USP)Nilton Silveira Domingues; Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T23:17:51ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
title |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
spellingShingle |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB) Ensino médio Educação Ensino médio Educação |
title_short |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
title_full |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
title_fullStr |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
title_full_unstemmed |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
title_sort |
Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral |
author |
Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB) |
author_facet |
Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB) Gauche, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Lopes, Alice Ribeiro Casimiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Laranjeiras, Cássio Costa; Universidade de Brasília (UnB) Scarpa, Daniela Lopes; Universidade de São Paulo (USP) Carvalho, Dione Lucchesi de; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Silva, Francisco Thiago; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) Lacerda, Hannah Dora Garcia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Druck, Iole de Freitas; Universidade de São Paulo (USP) Borges, Lívia Freitas Fonseca; Universidade de Brasília (UnB) De Sordi, Mara Regina Lemes ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Carneiro, Maria Helena Silva ; Universidade de Brasília (UnB) Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales; Universidade de Brasília (UnB) Marandino, Martha; Universidade de São Paulo (USP) Nilton Silveira Domingues; Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL) |
author_role |
author |
author2 |
Gauche, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Lopes, Alice Ribeiro Casimiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Laranjeiras, Cássio Costa; Universidade de Brasília (UnB) Scarpa, Daniela Lopes; Universidade de São Paulo (USP) Carvalho, Dione Lucchesi de; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Silva, Francisco Thiago; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) Lacerda, Hannah Dora Garcia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Druck, Iole de Freitas; Universidade de São Paulo (USP) Borges, Lívia Freitas Fonseca; Universidade de Brasília (UnB) De Sordi, Mara Regina Lemes ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Carneiro, Maria Helena Silva ; Universidade de Brasília (UnB) Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales; Universidade de Brasília (UnB) Marandino, Martha; Universidade de São Paulo (USP) Nilton Silveira Domingues; Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL) |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Wivian; Universidade de Brasília (UnB) Gauche, Ricardo; Universidade de Brasília (UnB) Lopes, Alice Ribeiro Casimiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Laranjeiras, Cássio Costa; Universidade de Brasília (UnB) Scarpa, Daniela Lopes; Universidade de São Paulo (USP) Carvalho, Dione Lucchesi de; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Silva, Francisco Thiago; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS) Lacerda, Hannah Dora Garcia; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Druck, Iole de Freitas; Universidade de São Paulo (USP) Borges, Lívia Freitas Fonseca; Universidade de Brasília (UnB) De Sordi, Mara Regina Lemes ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Borba, Marcelo de Carvalho ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Carneiro, Maria Helena Silva ; Universidade de Brasília (UnB) Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales; Universidade de Brasília (UnB) Marandino, Martha; Universidade de São Paulo (USP) Nilton Silveira Domingues; Faculdade de Administração e Arte de Limeira (FAAL) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Educação Ensino médio Educação |
topic |
Ensino médio Educação Ensino médio Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
description |
Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51 |
url |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/51/231/928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Portal de Livros da UnB |
collection |
Portal de Livros da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1729203454530813952 |