ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389 |
Resumo: | O presente artigo analisa aspectos de três documentos curriculares oficiais do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre - SEE/AC ou adotados por essa unidade estatal. São objetos de análise as Diretrizes Operacionais da Escola Jovem (ACRE, 2016); Cadernos de Orientações Curriculares para o Ensino Médio (ACRE, 2010) e o Caderno de Metodologias de Êxito da Parte Diversificada do Currículo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação - ICE (ICE, 2015b). Nosso objetivo é examinar o desenho curricular a partir da perspectiva adotada nesses documentos. Nas análises, dialogamos principalmente com os aportes teóricos de Hall (1997), Foucault (2000), Laclau e Mouffe (2004; 2010), Canclini (1997) e com os seguintes críticos: Candau (1999), Lopes (2001), Freitas (2012), Veiga-Neto (2000; 2003), Lopes e Macedo (2011), Ball, Bowe e Gold (1992), Arroyo (2017), Silva (1995). Importou-nos analisar os documentos em foco, fazendo uma exegese entre aspectos que emergem deles, tentando detectar características diferenciadas que se possa apontar como as novidades prometidas nos discursos empreendidos nas Escolas Jovens do Acre. A partir dos documentos analisados, não encontramos descontinuidades ou rupturas com o desenho curricular anunciado no primeiro e no segundo documento, enxergamos uma roupagem mais “nova”, no sentido da perspectiva visual, estética e atraente a partir de um discurso redentor e salvador para promover uma transformação na vida de estudantes. Observamos que não há deslocamentos na compreensão de currículo, sobretudo porque ambos reforçam o trabalho a partir de competências, de modo prescritivo e sustentado pelo poder dominante. |
id |
UFAC-2_6858a3be5e2586f937931f0b7aa16027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4389 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEMeducação integral; ensino médio; escola jovemO presente artigo analisa aspectos de três documentos curriculares oficiais do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre - SEE/AC ou adotados por essa unidade estatal. São objetos de análise as Diretrizes Operacionais da Escola Jovem (ACRE, 2016); Cadernos de Orientações Curriculares para o Ensino Médio (ACRE, 2010) e o Caderno de Metodologias de Êxito da Parte Diversificada do Currículo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação - ICE (ICE, 2015b). Nosso objetivo é examinar o desenho curricular a partir da perspectiva adotada nesses documentos. Nas análises, dialogamos principalmente com os aportes teóricos de Hall (1997), Foucault (2000), Laclau e Mouffe (2004; 2010), Canclini (1997) e com os seguintes críticos: Candau (1999), Lopes (2001), Freitas (2012), Veiga-Neto (2000; 2003), Lopes e Macedo (2011), Ball, Bowe e Gold (1992), Arroyo (2017), Silva (1995). Importou-nos analisar os documentos em foco, fazendo uma exegese entre aspectos que emergem deles, tentando detectar características diferenciadas que se possa apontar como as novidades prometidas nos discursos empreendidos nas Escolas Jovens do Acre. A partir dos documentos analisados, não encontramos descontinuidades ou rupturas com o desenho curricular anunciado no primeiro e no segundo documento, enxergamos uma roupagem mais “nova”, no sentido da perspectiva visual, estética e atraente a partir de um discurso redentor e salvador para promover uma transformação na vida de estudantes. Observamos que não há deslocamentos na compreensão de currículo, sobretudo porque ambos reforçam o trabalho a partir de competências, de modo prescritivo e sustentado pelo poder dominante. This article analyses aspects of three High School oficial curricular documents of Education, Culture and Sports Department of Acre State [Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre] - SEE/AC or adopt by this state unit. The objects of this analysis are the Youth School Operational Directives [Diretrizes Operacionais da Escola Jovem] (ACRE, 2016); Curricular Orientations Guideline for High School [Cadernos de Orientações Curriculares para o Ensino Médio] (ACRE, 2010) and the Achievement Methodology Guideline of the Diversified Section [Caderno de Metodologias de Êxito da Parte Diversificada] of the Curriculum of the Institute Co-responsibility for Education [Currículo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação] - ICE (ICE, 2015b). Our main goal is to exam the curricular picturing from the adopted perspective by these documents. In the analysis, we mainly dialogue with theoretical tracks of Hall (1997), Foucault (2000), Laclau e Mouffe (2004; 2010), Canclini (1997) and with the following critical thinkers: Candau (1999), Lopes (2001), Freitas (2012), Veiga-Neto (2000; 2003), Lopes e Macedo (2011), Ball, Bowe e Gold (1992), Arroyo (2017), Silva (1995). We aimed to analyse the focused documents, making an exegesis between emerging aspects from them, trying to detect different characteristics in which we can point out as the promised news in the undertaken discourses in Youth Schools of Acre State. Starting from these analysed documentation, we didn’t find discontinuities or ruptures with the curricular picturing announced in the first and second document. Otherwise, we saw a “newer” dressing, in the visual and aesthetic perspective direction, as well as attractive out of a redemptional and salvational discourse in order to promote a transformation on the students lives. We have observed that there are displacements on the curricular comprehension, above all because both enforce the work from competences, in a prescriptive way and sustained by the establishment.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-284Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-284Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-2842526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389/2638Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAreal, Emilly GanumFontenele Pessoa, Valda Inês2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4389Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
title |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
spellingShingle |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM Areal, Emilly Ganum educação integral; ensino médio; escola jovem |
title_short |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
title_full |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
title_fullStr |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
title_full_unstemmed |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
title_sort |
ESCOLA INTEGRAL DE ENSINO MÉDIO: : O DISCURSO DA NOVIDADE CURRICULAR DA ESCOLA JOVEM |
author |
Areal, Emilly Ganum |
author_facet |
Areal, Emilly Ganum Fontenele Pessoa, Valda Inês |
author_role |
author |
author2 |
Fontenele Pessoa, Valda Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Areal, Emilly Ganum Fontenele Pessoa, Valda Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação integral; ensino médio; escola jovem |
topic |
educação integral; ensino médio; escola jovem |
description |
O presente artigo analisa aspectos de três documentos curriculares oficiais do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Acre - SEE/AC ou adotados por essa unidade estatal. São objetos de análise as Diretrizes Operacionais da Escola Jovem (ACRE, 2016); Cadernos de Orientações Curriculares para o Ensino Médio (ACRE, 2010) e o Caderno de Metodologias de Êxito da Parte Diversificada do Currículo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação - ICE (ICE, 2015b). Nosso objetivo é examinar o desenho curricular a partir da perspectiva adotada nesses documentos. Nas análises, dialogamos principalmente com os aportes teóricos de Hall (1997), Foucault (2000), Laclau e Mouffe (2004; 2010), Canclini (1997) e com os seguintes críticos: Candau (1999), Lopes (2001), Freitas (2012), Veiga-Neto (2000; 2003), Lopes e Macedo (2011), Ball, Bowe e Gold (1992), Arroyo (2017), Silva (1995). Importou-nos analisar os documentos em foco, fazendo uma exegese entre aspectos que emergem deles, tentando detectar características diferenciadas que se possa apontar como as novidades prometidas nos discursos empreendidos nas Escolas Jovens do Acre. A partir dos documentos analisados, não encontramos descontinuidades ou rupturas com o desenho curricular anunciado no primeiro e no segundo documento, enxergamos uma roupagem mais “nova”, no sentido da perspectiva visual, estética e atraente a partir de um discurso redentor e salvador para promover uma transformação na vida de estudantes. Observamos que não há deslocamentos na compreensão de currículo, sobretudo porque ambos reforçam o trabalho a partir de competências, de modo prescritivo e sustentado pelo poder dominante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4389/2638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-284 Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-284 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 264-284 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223619870720 |