Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61 |
Resumo: | O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática. |
id |
UNB-29_54fb46e5ad66bfa42bf4d05cf83b1fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/240 |
network_acronym_str |
UNB-29 |
network_name_str |
Portal de Livros da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagensMatemática - Estudo e ensinoAvaliação em matemáticaEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoAvaliação em matemáticaEducação matemáticaO livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.Portal de Livros da UnB2020-09-18Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/61/240/937Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB)Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Costa, Daniel dos Santos Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB)Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T23:14:20ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
title |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
spellingShingle |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB) Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática |
title_short |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
title_full |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
title_fullStr |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
title_sort |
Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens |
author |
Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB) |
author_facet |
Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB) Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB) Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Daniel dos Santos Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB) Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB) |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB) Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Daniel dos Santos Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB) Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB) |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB) Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB) Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Costa, Daniel dos Santos Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB) Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática Matemática - Estudo e ensino Avaliação em matemática Educação matemática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática. |
description |
O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61 |
url |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/61/240/937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Portal de Livros da UnB |
collection |
Portal de Livros da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1729203454549688320 |