Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB), Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Costa, Daniel dos Santos, Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB), Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61
Resumo: O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.
id UNB-29_54fb46e5ad66bfa42bf4d05cf83b1fc2
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/240
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagensMatemática - Estudo e ensinoAvaliação em matemáticaEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoAvaliação em matemáticaEducação matemáticaO livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.Portal de Livros da UnB2020-09-18Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/61/240/937Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB)Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Costa, Daniel dos Santos Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB)Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T23:14:20ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
title Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
spellingShingle Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
title_short Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
title_full Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
title_fullStr Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
title_full_unstemmed Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
title_sort Avaliação em matemática: Contribuições do feedback para as aprendizagens
author Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)
Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB)
Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Daniel dos Santos
Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB)
Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
author2 Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB)
Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Daniel dos Santos
Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB)
Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules ; Universidade de Brasília (UnB)
Oliveira, Deire Lúcia de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Ildenice Lima ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Bezerra, Wescley Well Vicente ; Universidade de Brasília (UnB)
Souza, Meire Nadja Meira de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Mônica Regina Colaco dos ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Cruz, Francerly Cardoso da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Costa, Daniel dos Santos
Teixeira, Cristina de Jesus; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Gomes, Amaral Rodrigues ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Valdir Sodré dos; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Fonseca, Mateus Gianni ; Instituto Federal de Brasília (IFB)
Farias, Mateus Pinheiro de ; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Araújo Neto, Lineu da Costa ; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação em matemática
Educação matemática
dc.description.none.fl_txt_mv

O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.
description O livro "Avaliação em matemática: contribuições do feedback para as aprendizagens" tem como objetivo problematizar a temática da avaliação, buscando evidenciar o papel do feedback fornecido pelo professor aos estudantes como suporte para as aprendizagens no campo da matemática. Ao enfatizar o feedback, explora um tema pouco presente na literatura sobre avaliação no campo da educação matemática, ressaltando o seu potencial para a autorregulação e para o monitoramento das aprendizagens por parte dos estudantes. Discutir o papel da autoavaliação associada ao feedback na construção da autonomia estudantil também é um dos objetivos dessa obra. Constitui-se por treze capítulos, sendo quatro dedicados a pesquisas no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, outros quatro capítulos focalizando as práticas avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, três têm o ensino médio como campo de investigação e dois capítulos analisam práticas de avaliação na educação superior. Ressalta-se que o livro é resultado de um esforço coletivo que nasceu em um espaço privilegiado de produção de conhecimento nos cursos de mestrado acadêmico e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, reunindo pesquisas de professores e estudantes. Espera-se que o seu conteúdo contribua para o avanço da pesquisa no campo da avaliação em matemática e colabore com a formação dos professores e estudantes de graduação e de pós-graduação acerca dessa temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/61/240/937
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454549688320