Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6425 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
id |
UNB-2_03a38d458f7b215585caeac8caf49663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6425 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Pessoa, Mirella Ramos CostaGuazina, Liziane SoaresPESSOA, Mirella Ramos Costa. Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo. 2013. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6425Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.É no contexto de relação entre a cidade, seus habitantes e a construção de identidades mediadas pela marca que compreendemos nosso trabalho. Entender como uma marca se apropria de representações reconhecidas pelos habitantes de Brasília como características da capital e, ao mesmo tempo, reforça estas características é o objetivo central deste trabalho. Para tanto, a pesquisa busca mapear quais representações identitárias da cidade estão presentes nos produtos da marca local de souvenirs BSB Memo. Partimos dos conceitos de representação, identidade, consumo e marca, e de uma análise de estratégias discursivas propostas por S. Hall. Além disso, procuramos compreender a atuação da Marca BSB Memo no contexto dos estudos do consumo como prática social e das marcas como mediadores simbólicos. Do ponto de vista metodológico, baseamos nosso estudo na análise das representações de identidades brasilienses já existentes no inventário de imagens dos produtos da marca e na análise da entrevista com os proprietários. Nossa hipótese é de que, ao se utilizar dos monumentos arquitetônicos e urbanísticos, dos elementos visuais e das belezas naturais da cidade, a marca BSB Memo reforça as representações dominantes de Brasília ao mesmo tempo em que se apropria da própria cidade, vinculando-a com a marca. Como resultado de pesquisa, encontramos os aspectos constituidores da BSB Memo acima mencionados, mas também a exaltação de uma cidade que se restringe ao Plano Piloto e ao projeto original de Lúcio Costa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to understand how a brand appropriates representations recognized by the inhabitants of the city as the capital characteristics and at the same time, reinforces these characteristics. The research seeks to map out which identity representations of Brasília are present in the products of local brand souvenir BSB Memo. We start from the concepts of representation, identity, consumption and brand, and an analysis of discursive strategies proposed by S. Hall. In addition, we seek to understand the role of Brand BSB Memo in the context of consumption studies as social practice and brands as symbolic mediators. As a methodological point of view, we base our study on the analysis of identity representations in Brasilia existing in the inventory of images on brand’s products and the analysis of the interview with the owners. Our hypothesis is that by using the urbanistic and architectural monuments, the visual elements and the natural beauty of the city, the brand BSB Memo reinforces the dominant representations of Brasilia while that appropriates the city itself, linking it with the brand. As a result of research, we found aspects of BSB Memo mentioned above, but also the elevation of a city that is restricted to the Pilot Plan and the original design of Lúcio Costa.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-10-24T23:35:12Z No. of bitstreams: 1 2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf: 2014925 bytes, checksum: 27f776a3167ca41ab1930ca38217c188 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-10-25T14:22:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf: 2014925 bytes, checksum: 27f776a3167ca41ab1930ca38217c188 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-25T14:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf: 2014925 bytes, checksum: 27f776a3167ca41ab1930ca38217c188 (MD5)Brasília (DF)Identidade culturalMarca de produtosPublicidadeRepresentação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-10-25T14:22:15Z2013-10-25T14:22:15Z2013-10-25T14:22:15Z2013-07-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdfapplication/pdf2014925http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/1/2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf27f776a3167ca41ab1930ca38217c188MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/5/license.txt40ce47a6f8017eb847811f7a3a43dbf4MD5510483/64252013-10-25 12:22:16.006oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-10-25T14:22:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
title |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
spellingShingle |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo Pessoa, Mirella Ramos Costa Brasília (DF) Identidade cultural Marca de produtos Publicidade |
title_short |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
title_full |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
title_fullStr |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
title_full_unstemmed |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
title_sort |
Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo |
author |
Pessoa, Mirella Ramos Costa |
author_facet |
Pessoa, Mirella Ramos Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Mirella Ramos Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guazina, Liziane Soares |
contributor_str_mv |
Guazina, Liziane Soares |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Brasília (DF) Identidade cultural Marca de produtos Publicidade |
topic |
Brasília (DF) Identidade cultural Marca de produtos Publicidade |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-25T14:22:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-25T14:22:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-25T14:22:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PESSOA, Mirella Ramos Costa. Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo. 2013. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6425 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Mirella Ramos Costa. Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo. 2013. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/1/2013_MirellaRamosCostaPessoa.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6425/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27f776a3167ca41ab1930ca38217c188 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d 40ce47a6f8017eb847811f7a3a43dbf4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907796010205184 |