Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25553
Resumo: O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek .
id UFRGS-2_80ce759c33659629f2b742b110649107
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25553
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Amaralina Machado RodriguesBaldissera, Rudimar2010-09-04T04:21:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/25553000754161O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek .application/pdfporMarcaIdentidade culturalIdentidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754161.pdf000754161.pdfTexto completoapplication/pdf2710137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/1/000754161.pdffb403ebd3f4a0731d8b8ce47343606d8MD51TEXT000754161.pdf.txt000754161.pdf.txtExtracted Texttext/plain171113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/2/000754161.pdf.txt8fe917e401af183215612470a0f7f31cMD52THUMBNAIL000754161.pdf.jpg000754161.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/3/000754161.pdf.jpg072bea6589a56853286b28cb64a6633aMD5310183/255532018-10-18 07:35:30.561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
title Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
spellingShingle Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
Marca
Identidade cultural
title_short Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
title_full Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
title_fullStr Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
title_full_unstemmed Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
title_sort Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
author Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
author_facet Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Amaralina Machado Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Identidade cultural
topic Marca
Identidade cultural
description O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek .
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-04T04:21:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25553
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754161
url http://hdl.handle.net/10183/25553
identifier_str_mv 000754161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/1/000754161.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/2/000754161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/3/000754161.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb403ebd3f4a0731d8b8ce47343606d8
8fe917e401af183215612470a0f7f31c
072bea6589a56853286b28cb64a6633a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398759264256