Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2380 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2380 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011. |
id |
UNB-2_0a5bd60d64e4454158dcc1c420f77c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2380 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva, André Gomes daDal-Rosso, SadiSILVA, André Gomes da. Individualismo e coletivismo: estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2380http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2380Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.Este trabalho teve por objetivo analisar a externalidade do serviço prestado da empresa de manutenção dos equipamentos de Sinalização do sistema metroviário do Distrito Federal. Observando a lógica interna de funcionamento da empresa de manutenção, e o produto desta interação organizacional, a saber, a qualidade do serviço prestado. Foi percebido que a forma individualizada com que os diversos setores organizacionais da empresa se relacionam, com o intuito de prestar o serviço contratado, afeta a construção da melhoria contínua. Houve aplicação de questionário para perceber dos funcionários como eles vêem seu ambiente de trabalho, de acordo com as dimensões: Individualismo, Coletivismo, Horizontalidade e Verticalidade. Foram usadas neste trabalho algumas das idéias de Pierre Bourdieu e Anthony Giddens sobre agência e estrutura. A forma como estes dois elementos se entrelaçam na conduta cotidiana dos trabalhadores da manutenção.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-10-25T22:03:25Z No. of bitstreams: 1 2011_AndreGomesdaSilva.pdf: 572259 bytes, checksum: 143816cb309878f6f31a0fd5a59d1bdd (MD5)Approved for entry into archive by Mariana Guedes(mari_biblio@hotmail.com) on 2012-01-10T14:21:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AndreGomesdaSilva.pdf: 572259 bytes, checksum: 143816cb309878f6f31a0fd5a59d1bdd (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-10T14:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AndreGomesdaSilva.pdf: 572259 bytes, checksum: 143816cb309878f6f31a0fd5a59d1bdd (MD5)This study aimed to examine the externality of the provided service of the maintenance‟s company of Signaling equipment of the subway system of the Federal District. Observing the functioning of the internal logic of the maintenance‟s company, and the product of these organizational interaction, as known, the quality of service provided. It was realized that an individuality base with the various sectors of the company‟s business are related, in order to provide the contracted service, It affects the construction of continuous improvement. Therefore, was made an appraisal form to evaluate the employees ideas and understand how they view their work environment, according to the dimensions: Individualism, Collectivism, Horizontally and Vertically. Were used in this work some of the ideas of Pierre Bourdieu and Anthony Giddens on agency and structure. The way of these two elements are intertwined in the everyday conduct of maintenace workers.Relações trabalhistasAmbiente de trabalhoIndividualismoColetivismoIndividualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-01-10T14:21:57Z2012-01-10T14:21:57Z2012-01-10T14:21:57Z2011info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AndreGomesdaSilva.pdf2011_AndreGomesdaSilva.pdfapplication/pdf572259http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/1/2011_AndreGomesdaSilva.pdf143816cb309878f6f31a0fd5a59d1bddMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/3/license_text24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1ddMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23631http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/4/license_rdf0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/5/license.txt3967cca7b7c0b8f7928fd71d11044a2eMD5510483/23802021-10-10 19:32:43.578oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-10T22:32:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
title |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
spellingShingle |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção Silva, André Gomes da Relações trabalhistas Ambiente de trabalho Individualismo Coletivismo |
title_short |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
title_full |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
title_fullStr |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
title_full_unstemmed |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
title_sort |
Individualismo e coletivismo : estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção |
author |
Silva, André Gomes da |
author_facet |
Silva, André Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal-Rosso, Sadi |
contributor_str_mv |
Dal-Rosso, Sadi |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Relações trabalhistas Ambiente de trabalho Individualismo Coletivismo |
topic |
Relações trabalhistas Ambiente de trabalho Individualismo Coletivismo |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-10T14:21:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-01-10T14:21:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-01-10T14:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, André Gomes da. Individualismo e coletivismo: estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2380 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2380 |
identifier_str_mv |
SILVA, André Gomes da. Individualismo e coletivismo: estratégias organizacionais em uma empresa prestadora de serviço de manutenção. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2380 http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/1/2011_AndreGomesdaSilva.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2380/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
143816cb309878f6f31a0fd5a59d1bdd fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1dd 0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651c 3967cca7b7c0b8f7928fd71d11044a2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907746434580480 |