A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10648 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
id |
UNB-2_e45d91fa91fb9f9d51c685981763a644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/10648 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento eWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisLIMA, Fernando Fúvio Ariclê Bento e. A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10648Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.O objetivo do estudo foi analisar a influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. Para isso foi realizada revisão teórica sobre os temas que perfazem o estudo: dimensões culturais, individualismo e coletivismo, Modelo de Duas Rotas, julgamento e significado do produto. Foram aplicados 314 questionários válidos por meio digital. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise Fatorial e Regressões Múltiplas. Os resultados apresentaram que o individualismo e o coletivismo não possuem influência no gasto com smartphones, nem de forma direta, nem indireta por mediação dos atributos do produto. Apesar disso, foi identificada elevada influência dos atributos do produto e do tipo de julgamento e significado em compras de smartphones. Concluiu-se que o individualismo e o coletivismo não influenciam as compras de smartphones e sugeriu-se a realização de estudos que abordem a relação de influência entre os construtos testados utilizando como variável dependente a escolha entre diferentes marcas de smartphones, objetivando verificar se o individualismo-coletivismo possui influência na decisão entre uma ou outra marca.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-17T16:51:32Z No. of bitstreams: 1 2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdf: 1223144 bytes, checksum: e3ec18f6046b421a3f5b4044bff18157 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-17T17:37:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdf: 1223144 bytes, checksum: e3ec18f6046b421a3f5b4044bff18157 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-17T17:37:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdf: 1223144 bytes, checksum: e3ec18f6046b421a3f5b4044bff18157 (MD5)IndividualismoColetivismoSmartphonesComportamento do consumidorA influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-17T17:37:21Z2015-07-17T17:37:21Z2015-07-17T17:37:21Z2014-11-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdf2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdfapplication/pdf1223144http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/1/2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdfe3ec18f6046b421a3f5b4044bff18157MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/5/license.txt0b6a564cd4da68a778fbdc0580329154MD5510483/106482016-03-31 13:53:29.761oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-31T16:53:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
title |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
spellingShingle |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento e Individualismo Coletivismo Smartphones Comportamento do consumidor |
title_short |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
title_full |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
title_fullStr |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
title_full_unstemmed |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
title_sort |
A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones |
author |
Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento e |
author_facet |
Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fernando Fúvio Ariclê Bento e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
contributor_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Individualismo Coletivismo Smartphones Comportamento do consumidor |
topic |
Individualismo Coletivismo Smartphones Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-17T17:37:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-17T17:37:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-17T17:37:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Fernando Fúvio Ariclê Bento e. A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10648 |
identifier_str_mv |
LIMA, Fernando Fúvio Ariclê Bento e. A influência do individualismo e do coletivismo na compra de smartphones. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/10648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/1/2014_FernandoFuvioAricleBentoeLima.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10648/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3ec18f6046b421a3f5b4044bff18157 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 0b6a564cd4da68a778fbdc0580329154 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907846673203200 |