O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciuncula, Aryadne Bezerra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1826
http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
id UNB-2_0a6d89ad86a4f6e3ab69db8575a5df7d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1826
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Porciuncula, Aryadne BezerraPereira, Wellerson MirandaPORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1826http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.O trabalho pretende demonstrar que os consumidores tem garantido o direito de acesso aos estabelecimentos comerciais como instrumento para a obtenção da prestação de serviços e para a aquisição de produtos. Ele decorre da proteção legal do consumidor tanto nos diplomas legais de natureza essencialmente consumerista como naqueles com efeitos reflexos, com supedâneo nos direitos e princípios constitucionais da defesa do consumidor, da igualdade e da liberdade. Ao fornecedor que viola o direito de acesso, impedindo de forma injustificada a entrada de consumidores em estabelecimentos comerciais, são aplicáveis sanções de ordem administrativa, civil e penal. É uma denúncia da prática crescente, principalmente dentre casas noturnas, de selecionar clientes, impedindo o acesso de outros, e da necessidade de atuação dos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor na fiscalização, na aplicação de sanções e, sobretudo, na conscientização dos consumidores sobre seus direitos para se evitar e repreender tais práticas.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-08-15T15:30:11Z No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)Approved for entry into archive by Mariana Guedes(mari_biblio@hotmail.com) on 2011-08-17T14:44:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-17T14:44:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)The work aims to demonstrate that consumers have the right of access to commercial establishments as instrument to obtain services and purchase products. It stems from the legal protection of the consumer both in legal texts which are essentially consumerist and those with reflex effects, with footstool rights and constitutional principles of consumer protection, equality and freedom. Administrative, civil and criminal penalties applies to the supplier that violates the right of access, unjustifiably refusing the entry of consumers. It is an indictment of the growing practice, especially from nightclubs, selecting customers, refusing access of others, and the need of action of the organs of the national consumer protection in supervising, applying penalizations and, above all, taking efforts to aware consumers about their rights to prevent such practices and rebuke.Defesa do consumidorDireitos civisSanções administrativasO direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-08-17T14:44:58Z2011-08-17T14:44:58Z2011-08-17T14:44:58Z2011-07-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txt2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txttext/plain139642http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/6/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txtd8c0f934963b1b5f4a8d6cb41eeb562bMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/5/license.txt48e900de4b91d3aee682d67505c4daf3MD55ORIGINAL2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdfapplication/pdf363865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/1/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bcMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20820http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/3/license_text1e00486a06a761c7de137324fc01fe00MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21695http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/4/license_rdff9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bbMD5410483/18262019-08-19 13:37:11.745oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-08-19T16:37:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
title O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
spellingShingle O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
Porciuncula, Aryadne Bezerra
Defesa do consumidor
Direitos civis
Sanções administrativas
title_short O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
title_full O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
title_fullStr O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
title_full_unstemmed O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
title_sort O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
author Porciuncula, Aryadne Bezerra
author_facet Porciuncula, Aryadne Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciuncula, Aryadne Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Wellerson Miranda
contributor_str_mv Pereira, Wellerson Miranda
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Defesa do consumidor
Direitos civis
Sanções administrativas
topic Defesa do consumidor
Direitos civis
Sanções administrativas
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-17T14:44:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-17T14:44:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-17T14:44:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1826
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826
identifier_str_mv PORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1826
http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/6/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/1/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/4/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8c0f934963b1b5f4a8d6cb41eeb562b
48e900de4b91d3aee682d67505c4daf3
7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
1e00486a06a761c7de137324fc01fe00
f9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492877509918720