O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1826 http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011. |
id |
UNB-2_0a6d89ad86a4f6e3ab69db8575a5df7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1826 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Porciuncula, Aryadne BezerraPereira, Wellerson MirandaPORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/1826http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.O trabalho pretende demonstrar que os consumidores tem garantido o direito de acesso aos estabelecimentos comerciais como instrumento para a obtenção da prestação de serviços e para a aquisição de produtos. Ele decorre da proteção legal do consumidor tanto nos diplomas legais de natureza essencialmente consumerista como naqueles com efeitos reflexos, com supedâneo nos direitos e princípios constitucionais da defesa do consumidor, da igualdade e da liberdade. Ao fornecedor que viola o direito de acesso, impedindo de forma injustificada a entrada de consumidores em estabelecimentos comerciais, são aplicáveis sanções de ordem administrativa, civil e penal. É uma denúncia da prática crescente, principalmente dentre casas noturnas, de selecionar clientes, impedindo o acesso de outros, e da necessidade de atuação dos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor na fiscalização, na aplicação de sanções e, sobretudo, na conscientização dos consumidores sobre seus direitos para se evitar e repreender tais práticas.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-08-15T15:30:11Z No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)Approved for entry into archive by Mariana Guedes(mari_biblio@hotmail.com) on 2011-08-17T14:44:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-17T14:44:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf: 363865 bytes, checksum: 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc (MD5)The work aims to demonstrate that consumers have the right of access to commercial establishments as instrument to obtain services and purchase products. It stems from the legal protection of the consumer both in legal texts which are essentially consumerist and those with reflex effects, with footstool rights and constitutional principles of consumer protection, equality and freedom. Administrative, civil and criminal penalties applies to the supplier that violates the right of access, unjustifiably refusing the entry of consumers. It is an indictment of the growing practice, especially from nightclubs, selecting customers, refusing access of others, and the need of action of the organs of the national consumer protection in supervising, applying penalizations and, above all, taking efforts to aware consumers about their rights to prevent such practices and rebuke.Defesa do consumidorDireitos civisSanções administrativasO direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-08-17T14:44:58Z2011-08-17T14:44:58Z2011-08-17T14:44:58Z2011-07-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txt2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txttext/plain139642http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/6/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txtd8c0f934963b1b5f4a8d6cb41eeb562bMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/5/license.txt48e900de4b91d3aee682d67505c4daf3MD55ORIGINAL2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdfapplication/pdf363865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/1/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bcMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20820http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/3/license_text1e00486a06a761c7de137324fc01fe00MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21695http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/4/license_rdff9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bbMD5410483/18262019-08-19 13:37:11.745oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-08-19T16:37:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
title |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
spellingShingle |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas Porciuncula, Aryadne Bezerra Defesa do consumidor Direitos civis Sanções administrativas |
title_short |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
title_full |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
title_fullStr |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
title_full_unstemmed |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
title_sort |
O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais : a seleção de clientes por casas noturnas |
author |
Porciuncula, Aryadne Bezerra |
author_facet |
Porciuncula, Aryadne Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porciuncula, Aryadne Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Wellerson Miranda |
contributor_str_mv |
Pereira, Wellerson Miranda |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Defesa do consumidor Direitos civis Sanções administrativas |
topic |
Defesa do consumidor Direitos civis Sanções administrativas |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-17T14:44:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-17T14:44:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-17T14:44:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1826 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826 |
identifier_str_mv |
PORCIUNCULA, Aryadne Bezerra. O direito de acesso do consumidor a estabelecimentos comerciais: a seleção de clientes por casas noturnas. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1826 http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/6/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/1/2011_AryadneBezerraPorciuncula.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1826/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8c0f934963b1b5f4a8d6cb41eeb562b 48e900de4b91d3aee682d67505c4daf3 7ab2be249da79866fde9d334cd80a9bc 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 1e00486a06a761c7de137324fc01fe00 f9031bb4d0d34033800b928fa8e3c5bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492877509918720 |