Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Frederico Azevedo Alvim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1009
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1009
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
id UNB-2_0eb1273b81e39ad0250b903f725aee5a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1009
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Assis, Frederico Azevedo AlvimCartaxo, Mac AmaralASSIS, Frederico Azevedo Alvim. Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG. 2009. 81 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1009http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1009Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.A presente pesquisa teve objetivo identificar quais são as atividades de Gestão de Pessoas realizadas para promoverem o diferencial estratégico das organizações que integram o setor hoteleiro da cidade de Juiz de Fora - MG. Este estudo se baseou em levantamentos bibliográficos e revisão de publicações acerca de teorias e conhecimentos próprios das áreas de Gestão de Pessoas e Hotelaria, de modo a enfatizar como essas duas áreas se correlacionam, ressaltando as possíveis contribuições da primeira à segunda. Além da revisão de literatura, foi realizada pesquisa de campo que consistiu em coleta de dados primários, ocorrida no período de 18 de abril de 2009 a 11 de junho de 2009, através de questionário estruturado aplicado à amostra de onze gerentes gerais de hotéis juizforanos. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas, através do software Microsoft Excel, e convertidos em Tabelas e Gráficos que possibilitaram suas respectivas projeções e análises. Com base na determinação dos seguintes objetivos específicos: identificar as contribuições estratégicas da Gestão de Pessoas para a prestação dos serviços de hospedagem; analisar a importância do planejamento da Gestão de Pessoas; e comparar as principais práticas vigentes com as propostas e conteúdos pesquisados na literatura, foi elaborado o instrumento para coleta de dados, e definida a metodologia para orientar o desenvolvimento deste trabalho. Assim sendo, à luz das análises dos dados, correlacionadas a investigação acerca dos mencionados objetivos específicos, obteve-se as observações e argumentações que culminaram na consideração final de que os gerentes gerais dos hotéis pesquisados ainda não percebem a plenitude da Gestão de Pessoas como área organizacional determinante para a aquisição de diferenciais estratégicos e vantagens competitivas a uma organização hoteleira inserida no mercado do Turismo.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-07-05T17:23:02Z No. of bitstreams: 1 2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf: 277122 bytes, checksum: 833f8c647e15d5d8ade95466fbeee16b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-07-12T14:13:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf: 277122 bytes, checksum: 833f8c647e15d5d8ade95466fbeee16b (MD5)Made available in DSpace on 2010-07-12T14:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf: 277122 bytes, checksum: 833f8c647e15d5d8ade95466fbeee16b (MD5) Previous issue date: 2009-07-27This research was to identify what are the activities of management of people had been taken to promote the spread of strategic organizations that form the hospitality of the city of Juiz de Fora - MG. This study was based on literature review and review of publications about the theories and knowledge of the areas of People Management and Hospitality, to emphasize how these two areas correlate, highlighting the possible contributions of the first to the second. Besides the literature review, field research was conducted which consisted of primary data collection, occurred in the period from 18 April 2009 to 11 June 2009, through a structured questionnaire applied to the sample of eleven general managers of hotels from Juiz de Fora. Data were tabulated on spreadsheets through Microsoft Excel software, and converted into tables and graphs that allowed their projections and analysis. Based on the determination of the following specific objectives: to identify the contributions of the strategic management of people to provide the hosting services, analyze the importance of planning the management of people and compare the practice with the main proposals in the literature search and content, the instrument was developed for data collection, and defined the methodology to guide the development of this work. Thus, in order of the data’s analysis, related to research on the specific objectives mentioned, were obtained by the observations and arguments that culminated in the final consideration of the general managers of hotels surveyed still do not understand the fullness of the Management of People like an organizational area able to determined the differential acquisition of strategic and competitive advantages to an organization incorporated in the hotel market in tourism.Juiz de Fora (MG)HotelariaAdministração de pessoalPráticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-07-12T14:13:57Z2010-07-12T14:13:57Z2010-07-12T14:13:57Z2009-07-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdfapplication/pdf277122http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/1/2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf833f8c647e15d5d8ade95466fbeee16bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/2/license.txt48ca1051ed219112843abbfd53332c52MD52TEXT2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf.txt2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf.txttext/plain189252http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/3/2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf.txtbe4366e6f7d4b752a1827aa2d5dbaa05MD5310483/10092021-08-06 11:20:05.172oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-08-06T14:20:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
title Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
spellingShingle Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
Assis, Frederico Azevedo Alvim
Juiz de Fora (MG)
Hotelaria
Administração de pessoal
title_short Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
title_full Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
title_fullStr Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
title_full_unstemmed Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
title_sort Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
author Assis, Frederico Azevedo Alvim
author_facet Assis, Frederico Azevedo Alvim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Frederico Azevedo Alvim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cartaxo, Mac Amaral
contributor_str_mv Cartaxo, Mac Amaral
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Juiz de Fora (MG)
Hotelaria
Administração de pessoal
topic Juiz de Fora (MG)
Hotelaria
Administração de pessoal
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-12T14:13:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-12T14:13:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-12T14:13:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Frederico Azevedo Alvim. Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG. 2009. 81 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1009
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1009
identifier_str_mv ASSIS, Frederico Azevedo Alvim. Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG. 2009. 81 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1009
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/1/2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1009/3/2009_FredericoAzevedoAlvimAssis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 833f8c647e15d5d8ade95466fbeee16b
48ca1051ed219112843abbfd53332c52
be4366e6f7d4b752a1827aa2d5dbaa05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492869009113088