Afro paladar : a culinária quilombola de Mato Grosso como patrimônio cultural imaterial
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22344 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO. |
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Silva, Jackeline Maria daFreitas, Cilene Rodrigues CarneiroSILVA, Jackeline Maria da. Afro paladar: a culinária quilombola de Mato Grosso como patrimônio cultural imaterial. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://bdm.unb.br/handle/10483/22344Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO.O trabalho de conclusão propõe refletir sobre as contribuições da cultura afro-brasileira no tocante à culinária, as referências invisibilizadas pela sociedade, mas que constituem o patrimônio imaterial brasileiro. A ação cultural está presente na culinária quilombola transformada nos pratos típicos que compõem culinária de Mato Grosso. A metodologia interdisciplinar entre cultura, educação e patrimônio foram as base deste trabalho, somadas aos métodos de pesquisa-ação e técnicas da antropologia social. O intuito da pesquisa é mostrar a relevância da alimentação e da culinária quilombola como dimensões importantes para a identidade e para a diversidade cultural, compreendidas como patrimônio cultural imaterial dos afrodescendentes. Alcançamos a conclusão de que participação ativa dos afrodescendentes e povos quilombolas é fundamental para construir uma nova forma de produzir saberes, considerando a sua epistemologia com raízes profundas na ancestralidade africana, que permeiam a vida social brasileira constituindo nossa memória social coletiva, formadora da identidade mato-grossense.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-29T11:31:11Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JackelineMariaDaSilva_tcc.pdf: 1778604 bytes, checksum: 9734b91f51381e278e17a6f9d7d442bf (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-08-29T11:31:42Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2019_JackelineMariaDaSilva_tcc.pdf: 1778604 bytes, checksum: 9734b91f51381e278e17a6f9d7d442bf (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-29T11:31:42Z (GMT). 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