O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20465 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
id |
UNB-2_1187e6af59b22e1b9fd95a29cf2094a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20465 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Ribeiro, Carlos Vinícius SousaAragão, Joaquim José Guilherme deRIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/20465Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.A competitividade do mercado internacional exige que os produtos brasileiros possuam valor perante aos consumidores internacionais. A logística possui uma participação importante na geração de valor dos produtos para os clientes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta a logística como um dos principais componentes da atividade empresarial. Baseado nessa importância, esse estudo tem como objetivo melhorar o tempo nas diversas atividades da logística. Buscou se informações para identificar as atividades logísticas da operação logística de exportação da soja em grãos, como os seus tempos de operação para simular o cenário atual e identificar os atividades que foram mais relevantes na sua execução.Partindo assim, do cenário atual, simulou-se as melhorias em termos de tempo de execução das atividades para então avaliar os resultados. Foram realizadas Simulações de Monte Carlo para quantificar o tempo de trânsito e a variabilidade do transporte de soja em grãos utilizando a Ferrovia Norte Sul. Ao final do trabalho, concluiu-se que pequenas alterações podem gerar economias de cerca de 10% em tempo de trânsito, além do aumento da confiabilidade do sistema.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-02T11:29:40Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-02T11:30:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-02T11:30:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)The competitiveness of the international market requires that Brazilian products have value to international consumers. Logistics has an important participation in the generation utility marketing for customers. In this sense, the present work presents logistics as one of the main components of business activity. Based on this importance, this study aims to improve the time of logistics activities. It sought information to identify the logistic activities of the soybean grain export logistics operation, such as its operating times to simulate the current scenario and to identify the activities that were most relevant in its execution. Thus, from the current scenario, the improvements in terms of the execution time of the activities were evaluated and the results were then evaluated. Monte Carlo simulations were carried out to quantify the transit time and the variability of soybean transport in grains using the Ferrovia Norte Sul. At the end of the study, it was concluded that small changes can generate savings of around 10% in transit time, in addition to increasing system reliability.Transporte ferroviárioLogística de transporteTransporte de mercadoriasO estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-08-02T11:30:02Z2018-08-02T11:30:02Z2017-11-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf2387675http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/1/2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/204652018-08-02 08:30:02.472oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-08-02T11:30:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
title |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
spellingShingle |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa Transporte ferroviário Logística de transporte Transporte de mercadorias |
title_short |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
title_full |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
title_fullStr |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
title_full_unstemmed |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
title_sort |
O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul |
author |
Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragão, Joaquim José Guilherme de |
contributor_str_mv |
Aragão, Joaquim José Guilherme de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte ferroviário Logística de transporte Transporte de mercadorias |
topic |
Transporte ferroviário Logística de transporte Transporte de mercadorias |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-02T11:30:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-02T11:30:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20465 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/1/2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493065772302336 |