A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Isabela Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11944
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
id UNB-2_13f5c8a7f51a0ded70c9762d6f0a0cef
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11944
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Neiva, Isabela CostaWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisNEIVA, Isabela Costa. A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11944Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a influência da dimensão cultural Individualismo-Coletivismo no comportamento de reclamação dos consumidores de serviços de telefonia móvel e fixa. Buscou-se também identificar as falhas mais frequentes no setor, bem como, as principais formas de reclamação adotadas ou passíveis de serem adotadas pelos consumidores após uma situação de não conformidade com o serviço de telefonia. Foi realizada uma revisão teórica sobre os temas que compõe a pesquisa: cultura, dimensão cultural individualismo-coletivismo e comportamento de reclamação do consumidor. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com delineamento transversal e de natureza quantitativa. Foram aplicados 229 questionários válidos por meio do sistema de formulários Google Forms. A análise dos dados foi feita com o auxílio do software SPSS, em que foram realizadas as análises descritivas, a análise fatorial exploratória e regressão linear. Conforme esperado, o perfil coletivista da amostra foi confirmado. As falhas mais frequentes apontadas pelos respondentes estão associadas aos problemas com o fornecimento do serviço e cobranças realizadas indevidamente. As principais formas de reclamação identificadas estão relacionadas com fazer boca a boca negativo entre familiares e amigos e solicitar à empresa que corrija o problema. A pesquisa demonstrou que apenas um pequeno número de respondentes denunciou o problema para uma agência de proteção ao consumidor ou acionaram a Justiça para reaver seus direitos. Os resultados das regressões realizadas no presente estudo indicaram que o coletivismo influencia 7,7% o comportamento de reclamação privada e 8,6% o comportamento de reclamação direcionada à empresa. Este estudo confirmou que as falhas no setor de telefonia ocorrem com frequência e que outros estudos precisam ser realizados para definição mais precisa das características culturais e aspectos influenciadores do comportamento de reclamação dos consumidores.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-22T19:27:09Z No. of bitstreams: 1 2015_IsabelaCostaNeiva.pdf: 862755 bytes, checksum: 4c3a95a5d8791b0b102d10fcacb91a30 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-12T16:40:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_IsabelaCostaNeiva.pdf: 862755 bytes, checksum: 4c3a95a5d8791b0b102d10fcacb91a30 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-12T16:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_IsabelaCostaNeiva.pdf: 862755 bytes, checksum: 4c3a95a5d8791b0b102d10fcacb91a30 (MD5)ConsumidoresConsumidores - atitudesTelefonia móvel e fixa - falhasA influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-12T16:40:26Z2016-02-12T16:40:26Z2016-02-12T16:40:26Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_IsabelaCostaNeiva.pdf2015_IsabelaCostaNeiva.pdfapplication/pdf862755http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/1/2015_IsabelaCostaNeiva.pdf4c3a95a5d8791b0b102d10fcacb91a30MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/5/license.txt5931a059c82049aade4959a936ffd26fMD5510483/119442016-08-05 15:22:03.595oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-05T18:22:03Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
title A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
spellingShingle A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
Neiva, Isabela Costa
Consumidores
Consumidores - atitudes
Telefonia móvel e fixa - falhas
title_short A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
title_full A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
title_fullStr A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
title_full_unstemmed A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
title_sort A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor
author Neiva, Isabela Costa
author_facet Neiva, Isabela Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Isabela Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
contributor_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Consumidores
Consumidores - atitudes
Telefonia móvel e fixa - falhas
topic Consumidores
Consumidores - atitudes
Telefonia móvel e fixa - falhas
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-12T16:40:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-12T16:40:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-12T16:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEIVA, Isabela Costa. A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11944
identifier_str_mv NEIVA, Isabela Costa. A influência da dimensão individualismo-coletivismo no comportamento de reclamação do consumidor. 2015. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/1/2015_IsabelaCostaNeiva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11944/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c3a95a5d8791b0b102d10fcacb91a30
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
5931a059c82049aade4959a936ffd26f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907863199809536