Propaganda comparativa : uma forma de atrair novos clientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2007 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
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Silva, Allancaster LélisAlfinito, SolangeSILVA, Allancaster Lélis. Propaganda comparativa: uma forma de atrair novos clientes. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2007Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.O mercado automobilístico nacional está cada dia mais competitivo, mas sempre dominado por quatro grandes montadoras. Novas empresas que decidem conquistar seu market share têm feito o uso de estratégias cada dia mais ousadas. A japonesa Nissan, entre os anos de 2010 e 2011, lançou uma campanha publicitária com uma série de propagandas comparativas, que segundo a ABEMD (1997) é uma estratégia de propaganda na qual produtos concorrentes são comparados, em que mostrava a qualidade que seus produtos têm, satirizando seus concorrentes. O problema é que nem sempre este tipo de propaganda é recebido de forma satisfatória pelo consumidor, devido ao seu teor agressivo (SOLOMON, 2008). Diante disso, este trabalho buscou estudar os efeitos que o uso deste tipo de propaganda pode trazer para uma empresa e sua influência no comportamento do consumidor. Foi feito um estudo, pré-experimental através de um questionário, comparando a percepção da marca e o desejo de compra de pessoas que viram a propaganda com pessoas que não viram. Com um total de 50 participantes, o estudo concluiu que a propaganda conseguiu trazer um resultado positivo para a Nissan, tanto financeiro, quanto em imagem. Além disso, foi constatado que, mesmo com seu teor agressivo, as pessoas, em geral, não mostraram preconceito em relação à propaganda. Portanto, a partir dos resultados conseguidos com este estudo, as empresas que desejam utilizar tal estratégia de propaganda têm um referencial para a elaboração de possíveis cenários, além da possibilidade de novas pesquisas acadêmicas serem feitas, gerando conhecimento em uma área pouco explorada nacionalmente.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-09-20T13:52:05Z No. of bitstreams: 1 2011_AllancasterLélisSilva.pdf: 4053689 bytes, checksum: e6180de0f779eb6e990a80c93f936d13 (MD5)Approved for entry into archive by LUCIANA s(lucianasetubal@bce.unb.br) on 2011-09-20T14:25:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AllancasterLélisSilva.pdf: 4053689 bytes, checksum: e6180de0f779eb6e990a80c93f936d13 (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-20T14:25:56Z (GMT). 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