Inovação e consumo : compras coletivas pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Livia Urbanek Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3072
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
id UNB-2_15c9a94737d30249e509ce49d00ae1e1
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3072
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lopes, Livia Urbanek TeixeiraPires, Monique VidalLOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3072Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.Este trabalho buscou realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do Comércio Eletrônico no Brasil, através de dados históricos desde o surgimento da Internet, que permitiu o desenvolvimento de diversos meios de comunicação, inclusive o ato de se comprar ou vender algo na Internet que é denominado Comércio Eletrônico ou E-commerce. O Comércio Eletrônico cresce cada dia mais e oferece grandes oportunidades de negócios para empresas e consumidores, proporcionando mais comodidade, praticidade e segurança nas negociações. Dentro do Comércio Eletrônico ainda surgiu o fenômeno das compras coletivas, que são sites que oferecem diariamente ofertas exclusivas com descontos incríveis de diversos estabelecimentos das cidades com livre acesso para qualquer pessoa de qualquer classe econômica social. Por ser um assunto recente e um estudo de grande importância para o campo da administração de empresas, visto que se trata de marketing empresarial, este trabalho teve por objetivo geral analisar um site de compras coletivas atuante no Estado do Tocantins, recém fundado, que atende as principais cidades da região: Palmas, Araguaína e Gurupi; denominado Tonolucro, agregando à pesquisa um histórico do seu avanço e crescimento dentro do e-commerce. Para alcançar este objetivo foram traçados os objetivos específicos: Elaborar uma pesquisa bibliográfica do comércio eletrônico no Brasil; Realizar um diagnóstico do e-commerce no Brasil com foco nos sites de compra coletiva; Apresentar um estudo de caso de um site de compra coletiva atuante no Estado do Tocantins. O estudo foi realizado utilizando como método a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário de entrevistas contendo 19 perguntas abertas aos administradores do site Tonolucro, por serem os responsáveis pela criação e administração do site, tanto comercial quanto financeira. Após realizar a pesquisa e a coleta dos dados verificou-se que o site desde sua data de fundação vem crescendo cada dia mais, levando uma vantagem competitiva no mercado regional por serem da própria região, e utilizarem redes sociais como forma de divulgação virtual além de outros tipos de marketing espalhados nas cidades. As ofertas na cidade de Palmas surgem diariamente, porém, nas cidades de Araguaína e Gurupi estão estagnadas, e eles acreditam que o que prejudica a atuação no interior do Estado é o baixo acesso à internet e a banalização dos concorrentes no mercado eletrônico que oferecem baixos percentuais de comissão aos estabelecimentos. Possuem cerca de 50 mil clientes cadastrados e pretendem criar um programa de benefícios para estes clientes, com intuito de fidelizarem o cadastro. Os sócios ainda estão desenvolvendo projetos de expansão para atender outras cidades e regiões.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-02-29T21:29:11Z No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Approved for entry into archive by Leila Fernandes(leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-03-08T15:21:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Made available in DSpace on 2012-03-08T15:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Comércio eletrônicoInternetInovação e consumo : compras coletivas pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-03-08T15:21:53Z2012-03-08T15:21:53Z2012-03-08T15:21:53Z2011-11-25info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txt2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txttext/plain99605http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/6/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txtc0b1b00c0d10c446a1026b69b7e336b1MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/5/license.txt6ad96f8c5a6018da65f78ae02046b41aMD55ORIGINAL2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdfapplication/pdf540947http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/1/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf8266bad28bfb4115b540099b20d16347MD5110483/30722012-08-23 23:55:33.934oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-24T02:55:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
title Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
spellingShingle Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
Lopes, Livia Urbanek Teixeira
Comércio eletrônico
Internet
title_short Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
title_full Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
title_fullStr Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
title_full_unstemmed Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
title_sort Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
author Lopes, Livia Urbanek Teixeira
author_facet Lopes, Livia Urbanek Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Livia Urbanek Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Monique Vidal
contributor_str_mv Pires, Monique Vidal
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comércio eletrônico
Internet
topic Comércio eletrônico
Internet
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-08T15:21:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-08T15:21:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-08T15:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3072
identifier_str_mv LOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/6/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/1/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0b1b00c0d10c446a1026b69b7e336b1
7f64630c1606d5367bf6ead08376a066
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d
6ad96f8c5a6018da65f78ae02046b41a
8266bad28bfb4115b540099b20d16347
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492889677594624