Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3072 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância. |
id |
UNB-2_15c9a94737d30249e509ce49d00ae1e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3072 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lopes, Livia Urbanek TeixeiraPires, Monique VidalLOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3072Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.Este trabalho buscou realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do Comércio Eletrônico no Brasil, através de dados históricos desde o surgimento da Internet, que permitiu o desenvolvimento de diversos meios de comunicação, inclusive o ato de se comprar ou vender algo na Internet que é denominado Comércio Eletrônico ou E-commerce. O Comércio Eletrônico cresce cada dia mais e oferece grandes oportunidades de negócios para empresas e consumidores, proporcionando mais comodidade, praticidade e segurança nas negociações. Dentro do Comércio Eletrônico ainda surgiu o fenômeno das compras coletivas, que são sites que oferecem diariamente ofertas exclusivas com descontos incríveis de diversos estabelecimentos das cidades com livre acesso para qualquer pessoa de qualquer classe econômica social. Por ser um assunto recente e um estudo de grande importância para o campo da administração de empresas, visto que se trata de marketing empresarial, este trabalho teve por objetivo geral analisar um site de compras coletivas atuante no Estado do Tocantins, recém fundado, que atende as principais cidades da região: Palmas, Araguaína e Gurupi; denominado Tonolucro, agregando à pesquisa um histórico do seu avanço e crescimento dentro do e-commerce. Para alcançar este objetivo foram traçados os objetivos específicos: Elaborar uma pesquisa bibliográfica do comércio eletrônico no Brasil; Realizar um diagnóstico do e-commerce no Brasil com foco nos sites de compra coletiva; Apresentar um estudo de caso de um site de compra coletiva atuante no Estado do Tocantins. O estudo foi realizado utilizando como método a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário de entrevistas contendo 19 perguntas abertas aos administradores do site Tonolucro, por serem os responsáveis pela criação e administração do site, tanto comercial quanto financeira. Após realizar a pesquisa e a coleta dos dados verificou-se que o site desde sua data de fundação vem crescendo cada dia mais, levando uma vantagem competitiva no mercado regional por serem da própria região, e utilizarem redes sociais como forma de divulgação virtual além de outros tipos de marketing espalhados nas cidades. As ofertas na cidade de Palmas surgem diariamente, porém, nas cidades de Araguaína e Gurupi estão estagnadas, e eles acreditam que o que prejudica a atuação no interior do Estado é o baixo acesso à internet e a banalização dos concorrentes no mercado eletrônico que oferecem baixos percentuais de comissão aos estabelecimentos. Possuem cerca de 50 mil clientes cadastrados e pretendem criar um programa de benefícios para estes clientes, com intuito de fidelizarem o cadastro. Os sócios ainda estão desenvolvendo projetos de expansão para atender outras cidades e regiões.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-02-29T21:29:11Z No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Approved for entry into archive by Leila Fernandes(leilabiblio@yahoo.com.br) on 2012-03-08T15:21:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Made available in DSpace on 2012-03-08T15:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf: 540947 bytes, checksum: 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 (MD5)Comércio eletrônicoInternetInovação e consumo : compras coletivas pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-03-08T15:21:53Z2012-03-08T15:21:53Z2012-03-08T15:21:53Z2011-11-25info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txt2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txttext/plain99605http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/6/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txtc0b1b00c0d10c446a1026b69b7e336b1MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/5/license.txt6ad96f8c5a6018da65f78ae02046b41aMD55ORIGINAL2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdfapplication/pdf540947http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/1/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf8266bad28bfb4115b540099b20d16347MD5110483/30722012-08-23 23:55:33.934oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-24T02:55:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
title |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
spellingShingle |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet Lopes, Livia Urbanek Teixeira Comércio eletrônico Internet |
title_short |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
title_full |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
title_fullStr |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
title_full_unstemmed |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
title_sort |
Inovação e consumo : compras coletivas pela internet |
author |
Lopes, Livia Urbanek Teixeira |
author_facet |
Lopes, Livia Urbanek Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Livia Urbanek Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Monique Vidal |
contributor_str_mv |
Pires, Monique Vidal |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Internet |
topic |
Comércio eletrônico Internet |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-08T15:21:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-08T15:21:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-08T15:21:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3072 |
identifier_str_mv |
LOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/6/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3072/1/2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0b1b00c0d10c446a1026b69b7e336b1 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d 6ad96f8c5a6018da65f78ae02046b41a 8266bad28bfb4115b540099b20d16347 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492889677594624 |