A imagem turística de Brasília na visão do visitante : um estudo sobre posicionamento numa ótica de marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/325 http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.325 |
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Andrade, Thadeu CostaFarias, Josivania SilvaANDRADE, Thadeu Costa. A imagem turística de Brasília na visão do visitante: um estudo sobre posicionamento numa ótica de marketing. 2007. 68 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://bdm.unb.br/handle/10483/325http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.325Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.Brasília, cidade com 46 anos, oferta vários segmentos turísticos como: Turismo Cívico, Turismo Religioso, Turismo de Lazer, Turismo de Negócios, Turismo de Eventos, Convenções, dentre outros. Assim o turismo desponta em Brasília com uma força multiplicadora de empregos e geradora de divisas e renda interna. Com isso, a finalidade desse trabalho foi identificar o nível de percepção dos visitantes sobre a imagem turística de Brasília, abordando os principais motivos que os trazem a cidade, e dessa forma, averiguar quais os segmentos em potencial da capital. Para alcançar os objetivos propostos desta pesquisa científica, foi utilizado o método descritivo quantitativo, pois este está associado à experimentação e manipulação de um objeto estudado em uma população ou universo. Nesse caso, o universo foi de 315 (trezentos e quinze) visitantes, sendo que o instrumento de coletas de dados da pesquisa foi o questionário. Os resultados alcançados mostram que desde 2005 o motivo primordial que atrai turistas são “negócios”, aparecendo em segundo lugar o motivo “lazer”. Mesmo com essas informações, percebe-se que a cidade não desvinculou-se, para os visitantes, de sua imagem política. Em suma, nota-se que é preciso um maior empenho dos órgãos públicos e privados em marketing para construir uma imagem turística para Brasília, visto que imagem é um constructor do comportamento do consumidor que indica sua atitude pré-compra. Contudo, constatou-se que a cidade possui grande potencial para a atividade turística, visto que, no último estudo realizado pela Secretaria de Turismo do DF sobre o Turismo Receptivo no Distrito Federal de 2005, a cidade recebeu 936.115 (novecentos e trinta e três mil, cento quinze) visitantes, comprovando assim a grande procura pelo destino Brasília.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-06-26T13:54:59Z No. of bitstreams: 1 2007_ThadeuCostaAndrade.pdf: 419289 bytes, checksum: 62efdf941aa6860886b9d0caaef9eb99 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-07-01T13:20:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_ThadeuCostaAndrade.pdf: 419289 bytes, checksum: 62efdf941aa6860886b9d0caaef9eb99 (MD5)Made available in DSpace on 2009-07-01T13:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_ThadeuCostaAndrade.pdf: 419289 bytes, checksum: 62efdf941aa6860886b9d0caaef9eb99 (MD5) Previous issue date: 2007Brasilia, a 46 year old city, offers many tourist segments such as: Civil Tourism, Religious Tourism, Leisure Tourism, Business Tourism, Conferences and Conventions Tourism, among others. As a result, tourism has been growing in Brasilia with a multiplying force of employment, generating divides and internal income. The aim of this dissertation is to identify the visitor’s level of perception of Brasilia’s tourist image, touching on the main reasons that bring them to the city and in this way, verify which the potential segments in the Capital City are. In order to achieve the goals proposed by this scientific research, a quantitative descriptive method was used, as it is associated to experimenting and handling an object studied in a population or universe. In this case, the universe was of 315 (three hundred and fifteen) visitors, using questionnaire as the instrument of data collection for the survey. The results obtained show that since 2005, the main reason that attracts tourists to Brasilia is “business”, “leisure” is in second place. Even with this information it can be noted that the city has not lost its political image to the visitors. It is also noticed that there is a need for greater effort from public and private marketing bodies to build a tourist image of Brasilia, after all, image is what builds the consumer’s behaviour, indicating his or hers pre-purchase attitude. However, it was established that the city has great potential for tourist activity, as seen in the last study carried out by the Federal District’s Tourism Bureau about Receptive Tourism in the Federal District in 2005. The study showed that Brasilia received 936.115 (nine hundred and thirty six thousand and one hundred and fifteen) visitors, proving that there is great demand for the destination Brasilia.Turismo de negóciosBrasília (DF) - turismoTurismo - marketingA imagem turística de Brasília na visão do visitante : um estudo sobre posicionamento numa ótica de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-07-01T13:20:43Z2009-07-01T13:20:43Z2009-07-01T13:20:43Z2007info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_ThadeuCostaAndrade.pdf2007_ThadeuCostaAndrade.pdfapplication/pdf419289http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/325/1/2007_ThadeuCostaAndrade.pdf62efdf941aa6860886b9d0caaef9eb99MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/325/2/license.txt29e9163425b832caf06e383b92c3c401MD52TEXT2007_ThadeuCostaAndrade.pdf.txt2007_ThadeuCostaAndrade.pdf.txttext/plain83305http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/325/3/2007_ThadeuCostaAndrade.pdf.txt1075aa4fc38a06f0ebcbbf600d65afb9MD5310483/3252019-09-11 09:05:36.256oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-11T12:05:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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