TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanini, Cláudio José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Yamashita, Ana Paula, Souza, Roseane Barcellos Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Turismo : Visão e Ação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3254
Resumo: A finalidade desta pesquisa foi identificar os fatores que influenciam a percepção de valor para o turista de negócios em relação aos serviços hoteleiros. Buscou-se identificar a partir de três dimensões (Hotel, Apartamento e Funcionários) as variáveis principais que podem agregar valor ao serviço oferecido. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionários com pessoas que no exercício de suas funções profissionais viajam regularmente, a amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade sendo composta por 45 respondentes. Os resultados sugerem que os aspectos básicos em hotelaria, tais como segurança, cordialidade, localização, comunicação, silêncio e ducha são os mais valorizados pelos turistas de negócios. Alguns aspectos considerados como diferenciais pelas cadeias hoteleiras, tais como, banheira, fitness center, sala de reuniões apresentam pouca relevância para este tipo de hóspede. A pesquisa concentrou-se na identificação dos atributos sem sua análise qualitativa. O presente estudo adiciona a literatura sobre turismo de negócios. Em particular, contribui para compreender sob a ótica deste turista o que pode ser considerado um diferencial, e esclarece aos dirigentes para o direcionamento de suas políticas de gestão.
id UNIVALI-3_1bedb6e00497ebee53b9c44670fb9132
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/3254
network_acronym_str UNIVALI-3
network_name_str Turismo : Visão e Ação (Online)
repository_id_str
spelling TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOSTurista de NegóciosTurismo de NegóciosValor.Turismo de NegóciosA finalidade desta pesquisa foi identificar os fatores que influenciam a percepção de valor para o turista de negócios em relação aos serviços hoteleiros. Buscou-se identificar a partir de três dimensões (Hotel, Apartamento e Funcionários) as variáveis principais que podem agregar valor ao serviço oferecido. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionários com pessoas que no exercício de suas funções profissionais viajam regularmente, a amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade sendo composta por 45 respondentes. Os resultados sugerem que os aspectos básicos em hotelaria, tais como segurança, cordialidade, localização, comunicação, silêncio e ducha são os mais valorizados pelos turistas de negócios. Alguns aspectos considerados como diferenciais pelas cadeias hoteleiras, tais como, banheira, fitness center, sala de reuniões apresentam pouca relevância para este tipo de hóspede. A pesquisa concentrou-se na identificação dos atributos sem sua análise qualitativa. O presente estudo adiciona a literatura sobre turismo de negócios. Em particular, contribui para compreender sob a ótica deste turista o que pode ser considerado um diferencial, e esclarece aos dirigentes para o direcionamento de suas políticas de gestão.Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/325410.14210/rtva.v14n3.p349-365Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 3 (2012); 349-365Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 3 (2012); 349-365Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 3 (2012); 349-3651983-71511415-639310.14210/rtva.v14i3reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3254/2403Stefanini, Cláudio JoséYamashita, Ana PaulaSouza, Roseane Barcellos Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-29T01:29:59Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/3254Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2013-01-29T01:29:59Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
title TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
spellingShingle TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
Stefanini, Cláudio José
Turista de Negócios
Turismo de Negócios
Valor.
Turismo de Negócios
title_short TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
title_full TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
title_fullStr TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
title_full_unstemmed TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
title_sort TURISMO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR DOS SERVIÇOS HOTELEIROS NA ÓTICA DO TURISTA DE NEGÓCIOS
author Stefanini, Cláudio José
author_facet Stefanini, Cláudio José
Yamashita, Ana Paula
Souza, Roseane Barcellos Marques
author_role author
author2 Yamashita, Ana Paula
Souza, Roseane Barcellos Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanini, Cláudio José
Yamashita, Ana Paula
Souza, Roseane Barcellos Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Turista de Negócios
Turismo de Negócios
Valor.
Turismo de Negócios
topic Turista de Negócios
Turismo de Negócios
Valor.
Turismo de Negócios
description A finalidade desta pesquisa foi identificar os fatores que influenciam a percepção de valor para o turista de negócios em relação aos serviços hoteleiros. Buscou-se identificar a partir de três dimensões (Hotel, Apartamento e Funcionários) as variáveis principais que podem agregar valor ao serviço oferecido. Utilizou-se a metodologia quantitativa exploratória, sendo os dados coletados por meio de questionários com pessoas que no exercício de suas funções profissionais viajam regularmente, a amostra foi do tipo não probabilística e por acessibilidade sendo composta por 45 respondentes. Os resultados sugerem que os aspectos básicos em hotelaria, tais como segurança, cordialidade, localização, comunicação, silêncio e ducha são os mais valorizados pelos turistas de negócios. Alguns aspectos considerados como diferenciais pelas cadeias hoteleiras, tais como, banheira, fitness center, sala de reuniões apresentam pouca relevância para este tipo de hóspede. A pesquisa concentrou-se na identificação dos atributos sem sua análise qualitativa. O presente estudo adiciona a literatura sobre turismo de negócios. Em particular, contribui para compreender sob a ótica deste turista o que pode ser considerado um diferencial, e esclarece aos dirigentes para o direcionamento de suas políticas de gestão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3254
10.14210/rtva.v14n3.p349-365
url https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3254
identifier_str_mv 10.14210/rtva.v14n3.p349-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/3254/2403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI / SC
dc.source.none.fl_str_mv Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 No. 3 (2012); 349-365
Turismo: Visão e Ação; Vol. 14 Núm. 3 (2012); 349-365
Turismo: Visão e Ação; v. 14 n. 3 (2012); 349-365
1983-7151
1415-6393
10.14210/rtva.v14i3
reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Turismo : Visão e Ação (Online)
collection Turismo : Visão e Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br
_version_ 1798045019996684288