Qualidade de vida no trabalho : a percepção do bem-estar para os servidores de um órgão público federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Diana Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2432
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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spelling Guedes, Diana MartinsFarias, Josivania SilvaFries, Douglas Schneider deGUEDES, Diana Martins. Qualidade de vida no trabalho: a percepção do bem-estar para os servidores de um órgão público federal. 2011. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2432Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.As mudanças ocorridas na conjuntura social, política, econômica e cultural das últimas décadas têm influenciado as perspectivas das pessoas quanto ao trabalho, acarretando mudanças significativas no âmbito organizacional e nas políticas de gestão de pessoas. Nesse contexto, o bem-estar e a qualidade de vida têm sido percebidos como componentes essenciais das estratégias das organizações interessadas em continuar existindo ou em agregar valor à administração pública. O objetivo deste estudo foi analisar, através de abordagem quantitativa, a relação entre o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores de um órgão público federal situado em Brasília, Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários estruturados a respeito de bem-estar e QVT. Para a análise estatística dos dados foram utilizadas a análise descritiva (mínimo, máximo, média e desvio-padrão), o alfa de Cronbach (que verifica a consistência interna do constructo ou fator) e o coeficiente de correlação de Pearson (utilizado para verificar a correlação entre os fatores realização, uso das capacidades no ambiente laboral e oportunidades no trabalho). Tais resultados possibilitaram diagnosticar a percepção dos servidores sobre alguns elementos de bem-estar e de qualidade de vida no órgão pesquisado, bem como as correlações entre essas variáveis, com intuito de alcançar os objetivos propostos.Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2011-12-06T20:09:40Z No. of bitstreams: 1 2011_DianaMartinsGuedes.pdf: 695194 bytes, checksum: fb1c11716c7f2bd338556f846ad22a23 (MD5)Rejected by Larissa da Costa e Silva(larissadacostaesilva@gmail.com), reason: on 2012-01-06T12:59:29Z (GMT)Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-01-10T18:51:34Z No. of bitstreams: 1 2011_DianaMartinsGuedes.pdf: 699042 bytes, checksum: 55da251b3d3013fddd23f7228bad8360 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Moreira Mendes Barcelos(camila@bce.unb.br) on 2012-01-12T16:24:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_DianaMartinsGuedes.pdf: 699042 bytes, checksum: 55da251b3d3013fddd23f7228bad8360 (MD5)Made available in DSpace on 2012-01-12T16:24:48Z (GMT). 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