A importância da percepção de valor no mercado de cervejas artesanais para a engenharia de produção : um estudo via equações estruturais
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29598 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021. |
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Gosenheimer, Arthur CustodioMariano, Ari MeloGOSENHEIMER, Arthur Custodio. A importância da percepção de valor no mercado de cervejas artesanais para a engenharia de produção: um estudo via equações estruturais. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29598Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.Este trabalho teve como objetivo apresentar a importância da percepção de valor no mercado de cervejas artesanais para a engenharia de produção, fator intrinsecamente ligado à cadeia produtiva. A literatura aponta que tal mercado está em franco crescimento, não apenas no Brasil, mas em diversos países emergentes, no entanto, são raros os estudos que visam entender os motivos que influenciam o consumidor na sua tomada de decisão. No intuito de melhor compreender os fatores associados a percepção de valor em cervejas artesanais foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, utilizando modelo de equações estruturais via variância. O estudo foi uma adaptação do modelo de Thomé (2016), que utiliza o modelo desenvolvido por Wielmann et al. (2007, 2009) e utilizou a aplicação de questionários com a participação de 172 respondentes. O modelo proposto, embora simples, com apenas quatro hipóteses, foi validado, sendo capaz de predizer a percepção de valor em 36,2% com confiabilidade composta média de 0,82. Os resultados encontrados apontaram que o Valor Social se mostra como principal contribuinte com 26,7% de influência, fornecendo embasamento para elaboração de Key Performance Indicators para a gestão de toda a cadeia produtiva.Submitted by Letícia Aparecida Gomes dos Santos (180022032@aluno.unb.br) on 2021-12-23T19:09:41Z No. of bitstreams: 1 2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdf: 1254070 bytes, checksum: 8ec15b796338683735261b6d9eab5afa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-12-30T17:03:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdf: 1254070 bytes, checksum: 8ec15b796338683735261b6d9eab5afa (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-30T17:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdf: 1254070 bytes, checksum: 8ec15b796338683735261b6d9eab5afa (MD5)This work aimed to present the importance of the value perception in the craft beer market for the production engineering, a factor intrinsically linked to the production chain. The literature points out that such a market is booming, not only in Brazil, but in several emerging countries, however, there are still few studies that aim to understand the reasons that influence consumers in their decision making. In order to understand the factors associated with the perception of value in craft beers, an exploratory research with a quantitative approach was carried out, using a model of structural equations via variance. The study was an adaptation of the Thomé (2016) model, which uses the model developed by Wiedmann et al. (2007, 2009) and used the application of questionnaires with the participation of 172 respondents. The proposed model, although simple, with only four hypotheses, was validated, being able to predict the perception of value in 36.2% with an average reliability of 0.82. The results found showed that the Social Value is shown as the main contributor with 26.7% influence. Providing the basis for the elaboration of Key Performance Indicators for the management of the entire production chain.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCerveja - produçãoTeoria do Enfoque Meta AnalíticoEquações estruturaisA importância da percepção de valor no mercado de cervejas artesanais para a engenharia de produção : um estudo via equações estruturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-12-30T17:03:55Z2021-12-30T17:03:55Z2021-05-19porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29598/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdf2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdfapplication/pdf1254070http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29598/1/2021_ArthurCustodioGosenheimer_tcc.pdf8ec15b796338683735261b6d9eab5afaMD5110483/295982021-12-30 15:03:55.27oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-12-30T17:03:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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