Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29049 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020. |
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Ferreira, Haniery de BritoResende Filho, Moisés de AndradeFERREIRA, Haniery de Brito. Impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal. 2020. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/29049Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.Com base em Camagni (2002) e Travis (2005), foram estimados os impactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federal (DF), medidos pelo índice de impacto da mobilidade. Modelos de regressão linear foram estimados por mínimos quadrados ordinários (MQO), mínimos quadrados ponderados (MQP) e mínimos quadrados generalizados factíveis (MQGF), utilizando-se dados das trinta e três Regiões Administrativas (RAs) do DF no período 2018-2019. As estimativas do modelo preferido e inferência robusta à heterocedasticidade indicam que distância ao Plano Piloto, crescimento populacional e expansão urbana baseada no padrão de parcelamentos ilegais, invasões e programas governamentais de doação de terras aumentam custos ambientais da mobilidade. Por outro lado, densidade populacional, empregos por residente, ou seja, menor dependência econômica do Plano Piloto e demanda por mobilidade para fora reduzem custos ambientais da mobilidade. Assim, como a suburbanização tem alto custo ambiental no DF, recomenda-se que futuras expansões de áreas residenciais ocorram de forma mais densa e mais próxima ao Plano Piloto.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-10-20T14:36:42Z No. of bitstreams: 1 2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdf: 1436908 bytes, checksum: 39016290082024bd0391b22f5b6e54ec (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-10-27T16:27:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdf: 1436908 bytes, checksum: 39016290082024bd0391b22f5b6e54ec (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-27T16:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdf: 1436908 bytes, checksum: 39016290082024bd0391b22f5b6e54ec (MD5)Based on Camagni (2002) and Travis (2005), I perform an econometric analysis of the impact of suburbanization and urban expansion patterns on the environmental costs of mobility in the Federal District (DF), measured as the mobility impact index. I estimate linear regression models by ordinary least squares (OLS), weighted least squares (WLS) and feasible generalized least squares (FGLS), using data from the thirty-three Administrative Regions (ARs) of the Brazilian Federal District in the period 2018-2019. Estimates of the preferred model and robust inference to heteroscedasticity indicate that distance to the Pilot Plan, population growth and urban expansion based on the pattern of illegal installments, invasions and government land donation programs increase environmental mobility costs. On the other hand, population density, jobs per resident, which means lower economic dependence on the Plano Piloto, and demand for mobility reduce environmental mobility costs. As suburbanization has a high environmental cost in the Federal District, I recommend future expansions of residential areas in the DF to take place more densely and closer to the Plano Piloto.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMobilidade urbanaSustentabilidade urbanaEconomia urbanaDistrito Federal (DF) - espaço urbanoExpansão urbanaImpactos da suburbanização e dos padrões de expansão urbana das Regiões Administrativas nos custos ambientais da mobilidade no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-27T16:27:51Z2021-10-27T16:27:51Z2020-12-17porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29049/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdf2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdfapplication/pdf1436908http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29049/1/2020_HanieryDeBritoFerreira_tcc.pdf39016290082024bd0391b22f5b6e54ecMD5110483/290492021-10-27 13:27:51.105oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-27T16:27:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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