Os impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rehbein, Divo Alejandro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25327
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
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spelling Rehbein, Divo AlejandroResende Filho, Moisés de AndradeREHBEIN, Divo Alejandro. Os impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambiente. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25327Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.Com base em Camagni (2002), estimou-se o impacto das formas de expansão das Regiões Administrativas no custo de mobilidade no meio ambiente no Distrito Federal (DF), medido enquanto Índice de Impacto da Mobilidade. Estimativas mínimos quadrados ordinários e ponderados com inferência robusta para heterocedasticidade de um modelo de regressão com dados das 31 Regiões Administrativas do DF em 2015, indicam que maior distância do Plano Piloto, menor densidade populacional e menor razão entre empregos e residentes aumentam, ceteris paribus, o custo da mobilidade no meio ambiente. As estimativas também indicam que cidades satélites surgidas a partir de invasão, doação de lotes ou assentamento de favelas, ceteris paribus, têm maior custo da mobilidade no meio ambiente, ou seja, consomem mais meios de transporte motorizados e, consequentemente, geram maior custo ambiental.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-08-03T17:02:53Z No. of bitstreams: 1 2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdf: 284859 bytes, checksum: e6d5891dc5c259484acf4291564341a7 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-08-03T19:19:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdf: 284859 bytes, checksum: e6d5891dc5c259484acf4291564341a7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-03T19:19:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdf: 284859 bytes, checksum: e6d5891dc5c259484acf4291564341a7 (MD5)Based on Camagni (2002), I estimated the impact of the expansion forms of the Administrative Regions on the cost of mobility on the environment in the Federal District (DF), as measured by the Mobility Impact Index. Linear regression ordinary and weighted least squares estimates with heteroskedasticity-robust inference with data from the 31 DF´s Administrative Regions in 2015 indicate that greater distance from “Plano Piloto”, lower population density and lower jobs to resident ratio, ceteris paribus, increase the cost of mobility on the environment. Estimates also indicate that satellite cities that emerged from either land invasion or donation or slum settlement, ceteris paribus, have higher cost of mobility on the environment, i.e., consume more motorized transportation and, thus, create greater environmental costs.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMobilidade urbanaSustentabilidade urbanaTransporte urbanoMeio ambienteExpansão urbanaOs impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-08-03T19:19:34Z2020-08-03T19:19:34Z2019-07-19porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25327/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdf2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdfapplication/pdf284859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25327/1/2019_DivoAlejandroRehbein_tcc.pdfe6d5891dc5c259484acf4291564341a7MD5110483/253272020-08-03 16:19:34.602oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-03T19:19:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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