Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Laísa Caldas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/7325
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2013.
id UNB-2_23418e6a0bd319057af04b3d5d4e30e5
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/7325
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Brito, Laísa CaldasAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimBRITO, Laísa Caldas. Marketing de relacionamento na Internet: as mídias sociais como ferramentas para manter clientes. 2013. 105 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7325Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2013.As mídias sociais trouxeram mudanças para a dinâmica que envolve o relacionamento entre pessoas devido ao seu caráter colaborativo, cooperativo e interativo. Essas mudanças se estendem também para o relacionamento on-line entre organização e cliente, trazendo novas perspectivas de atuação para o marketing. Com isso em mente, o presente trabalho busca estudar como o marketing de relacionamento pode utilizar as mídias sociais como ferramentas para manter clientes. Analisando a atuação de marcas e empresas nas mídias sociais Facebook, Twitter e YouTube, busca-se identificar ações e práticas efetivas para o fortalecimento do relacionamento com o cliente. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTSocial media are responsible for bringing great changes to the dynamic of the relations among people due to the features of collaboration, cooperation and interactivity. These changes can also be extended to the on-line relations that occur between an organization and its customer, granting marketing new perspectives to operate. With this in mind, this work intends to study how relationship marketing can use social media as tools to maintain clients. By analyzing the performance of brands and companies, this works tries to recognize effective strategy and practices that emphasizes customer retention.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-12T00:57:00Z No. of bitstreams: 1 2013_LaisaCaldasBrito.pdf: 3296938 bytes, checksum: b71b67893a324874a9bd13ab63d08ecb (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-04-14T19:41:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LaisaCaldasBrito.pdf: 3296938 bytes, checksum: b71b67893a324874a9bd13ab63d08ecb (MD5)Made available in DSpace on 2014-04-14T19:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_LaisaCaldasBrito.pdf: 3296938 bytes, checksum: b71b67893a324874a9bd13ab63d08ecb (MD5)Marketing na InternetMarketing de relacionamentoRedes sociais on-lineClientes - lealdadeClientes - relacionamentoMarketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-04-14T19:41:21Z2014-04-14T19:41:21Z2014-04-14T19:41:21Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_LaisaCaldasBrito.pdf2013_LaisaCaldasBrito.pdfapplication/pdf3296938http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/1/2013_LaisaCaldasBrito.pdfb71b67893a324874a9bd13ab63d08ecbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/5/license.txt1856f40d7a46546cc195d293522dabc4MD5510483/73252014-04-14 16:41:21.234oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-04-14T19:41:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
title Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
spellingShingle Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
Brito, Laísa Caldas
Marketing na Internet
Marketing de relacionamento
Redes sociais on-line
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
title_short Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
title_full Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
title_fullStr Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
title_sort Marketing de relacionamento na Internet : as mídias sociais como ferramentas para manter clientes
author Brito, Laísa Caldas
author_facet Brito, Laísa Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Laísa Caldas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
contributor_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing na Internet
Marketing de relacionamento
Redes sociais on-line
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
topic Marketing na Internet
Marketing de relacionamento
Redes sociais on-line
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-14T19:41:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-14T19:41:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-14T19:41:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, Laísa Caldas. Marketing de relacionamento na Internet: as mídias sociais como ferramentas para manter clientes. 2013. 105 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/7325
identifier_str_mv BRITO, Laísa Caldas. Marketing de relacionamento na Internet: as mídias sociais como ferramentas para manter clientes. 2013. 105 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/7325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/1/2013_LaisaCaldasBrito.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7325/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b71b67893a324874a9bd13ab63d08ecb
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
1856f40d7a46546cc195d293522dabc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907805659201536