Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Henrique Ribeiro e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3485
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_04f88ebeb9c1f67a6719b2b79ad6c29e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3485
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Vasconcelos, Henrique Ribeiro eFiuza, Gisela DemoVASCONCELOS, Henrique Ribeiro e. Encantar para fidelizar: um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3485Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Em um mundo que vive mudanças estruturais dia após dia, as empresas têm de sempre estar à frente e prever a tendência do consumidor. Os produtos e serviços se multiplicam, se apresentam em maior volume e em melhor qualidade, o que recrudesce a competitividade entre as organizações. O Marketing de Relacionamento apresenta-se, assim, como um novo campo de estudos na administração, permitindo a captação, e o mais importante, a retenção dos clientes. Portanto esta pesquisa teve como objetivo elaborar e validar uma Escala de Relacionamento com o Cliente (ERC) para parques temáticos, chamada ERC Parques da Disney, construída de forma a permitir a identificação da percepção do relacionamento dos turistas brasileiros com os parques do Walt Disney World, nos arredores da cidade de Orlando, no estado da Flórida, Estados Unidos. Foram identificadas as percepções dos consumidores em três variáveis de controle distintas: sexo, faixa etária e número de visitas. Com uma abordagem multimétodo, foram realizadas entrevistas prévias com 23 indivíduos e avaliação destas; Análise Fatorial Exploratória para validação do instrumento com uma amostra de 391 sujeitos, cobrindo ambos os sexos, todas as faixas etárias e número de visitas previamente estipulado e; análise das médias e das variâncias (ANOVA). Os achados mostram que a ERC Parques da Disney apresentou uma estrutura unifatorial com índices psicométricos satisfatórios. Com 25 questões, a variância explicada da escala foi de 31%, com alta confiabilidade (alfa de Cronbach de 0,894) e validade, com 72% dos itens classificados como bons ou regulares. Quanto à percepção do relacionamento com os parques da Disney na Flórida nota-se o alto nível de satisfação dos clientes brasileiros, com destaque para o nível de riqueza de detalhes, segurança das atrações e limpeza. Quanto ao relacionamento, a atitude positiva de recomendação dos turistas para amigos e familiares e o alto nível de confiança com a organização tiveram destaque, imprimindo médias altas. Na ANOVA, quando analisada a faixa etária, nota-se uma diferença de comportamento do público quando se avalia as conveniências (carrinhos de lanches/refeições) dos parques. Já na variável “sexo”, notou-se que há uma maior percepção dos esforços da empresa em estimular a interação entre seus clientes nos turistas do sexo feminino. Assim, a ERC Parques da Disney apresenta-se como um medidor eficaz tanto para a Walt Disney Co., quanto para outros parques temáticos. Em nível acadêmico, este trabalho acrescenta aos estudos de CRM ao produzir instrumento validado estatisticamente que permite diagnóstico em estudos relacionais na área de entretenimento, especificamente parques temáticos, preenchendo uma lacuna vislumbrada na literatura científica.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-12T01:21:35Z No. of bitstreams: 1 2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf: 287021 bytes, checksum: 822e77e87bbe3dab5caf292ec2e7c03c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-05-14T10:44:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf: 287021 bytes, checksum: 822e77e87bbe3dab5caf292ec2e7c03c (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-14T10:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf: 287021 bytes, checksum: 822e77e87bbe3dab5caf292ec2e7c03c (MD5)Marketing de relacionamentoClientes - lealdadeClientes - relacionamentoEncantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-05-14T10:44:02Z2012-05-14T10:44:02Z2012-05-14T10:44:02Z2011-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/2/license_urlc0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream24332http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/4/license_rdf306824103cdab5a2460a7737d9c97e69MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/5/license.txta07aa0b844c3927a2dfda405479ce6a3MD55ORIGINAL2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdfapplication/pdf287021http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/1/2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf822e77e87bbe3dab5caf292ec2e7c03cMD51TEXT2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf.txt2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf.txttext/plain146741http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/6/2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf.txt4531790359236ae43039f7bc9b665bceMD5610483/34852012-08-22 23:58:43.698oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T02:58:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
title Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
spellingShingle Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
Vasconcelos, Henrique Ribeiro e
Marketing de relacionamento
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
title_short Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
title_full Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
title_fullStr Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
title_full_unstemmed Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
title_sort Encantar para fidelizar : um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros
author Vasconcelos, Henrique Ribeiro e
author_facet Vasconcelos, Henrique Ribeiro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Henrique Ribeiro e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiuza, Gisela Demo
contributor_str_mv Fiuza, Gisela Demo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
topic Marketing de relacionamento
Clientes - lealdade
Clientes - relacionamento
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-14T10:44:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-14T10:44:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-14T10:44:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Henrique Ribeiro e. Encantar para fidelizar: um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3485
identifier_str_mv VASCONCELOS, Henrique Ribeiro e. Encantar para fidelizar: um estudo instrumental sobre o relacionamento entre os parques do Walt Disney World e seus clientes brasileiros. 2011. 89 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/1/2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3485/6/2011_HenriqueRibeiroVasconcelos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
306824103cdab5a2460a7737d9c97e69
a07aa0b844c3927a2dfda405479ce6a3
822e77e87bbe3dab5caf292ec2e7c03c
4531790359236ae43039f7bc9b665bce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907762455773184