Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Leonardo Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/14099
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_2494a7ee55025cb95371228823c4d397
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/14099
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Prado, Leonardo FerreiraBorges, Carla PeixotoPRADO, Leonardo Ferreira. Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14099Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Os programas de fidelização ganharam importância com o desenvolvimento do marketing de relacionamento e da consequente alteração dos esforços nessa área, que passaram a focar o cliente. Nesse contexto, bancos emissores de cartões de crédito utilizaram esse mecanismo para tentar criar diferenciais em seus produtos e se manter em um mercado altamente regulado e competitivo. Nos últimos anos esses programas tornaram-se commodities no mercado de cartões, sendo uma das maiores linhas de investimento do negócio, entretanto a efetividade dos mesmos ainda é alvo de discussão tanto acadêmica, quanto gerencial. Sendo assim, buscouse neste trabalho, analisar o efeito do cadastro no programa de pontos e do volume de pontos resgatados sobre o consumo com o cartão e de retenção do cliente (cancelar ou não o cartão no período analisado). Utilizando dados secundários extraídos da ferramenta de Business Intelligence de um banco comercial privado especializado no atendimento a cooperativas de crédito, as variáveis foram analisadas por meio do modelo linear generalizado e da regressão logística. Os resultados sugerem que clientes que participam do programa tendem a consumir mais, quando comparados aos que não participam e permanecer com o produto sem cancelá-lo. A variável volume de pontos resgatados, no entanto, não apontou efeitos relevantes.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-08-02T16:29:47Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf: 395681 bytes, checksum: 08cd6991b5c89dd184a897b686714a8e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-08-12T13:43:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf: 395681 bytes, checksum: 08cd6991b5c89dd184a897b686714a8e (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-12T13:43:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf: 395681 bytes, checksum: 08cd6991b5c89dd184a897b686714a8e (MD5)Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de créditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-12T13:43:01Z2016-08-12T13:43:01Z2016-06-30Cartões de créditoFidelização de clientesComportamento do consumidorMarketing de relacionamentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf2016_LeonardoFerreiraPrado.pdfapplication/pdf395681http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/1/2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf08cd6991b5c89dd184a897b686714a8eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/140992016-08-12 10:43:01.404oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-12T13:43:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
title Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
spellingShingle Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
Prado, Leonardo Ferreira
Cartões de crédito
Fidelização de clientes
Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
title_short Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
title_full Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
title_fullStr Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
title_full_unstemmed Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
title_sort Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito
author Prado, Leonardo Ferreira
author_facet Prado, Leonardo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Leonardo Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Carla Peixoto
contributor_str_mv Borges, Carla Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Cartões de crédito
Fidelização de clientes
Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
topic Cartões de crédito
Fidelização de clientes
Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T13:43:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-12T13:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRADO, Leonardo Ferreira. Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/14099
identifier_str_mv PRADO, Leonardo Ferreira. Efetividade de um programa de fidelização no mercado de cartões de crédito. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/14099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/1/2016_LeonardoFerreiraPrado.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/14099/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08cd6991b5c89dd184a897b686714a8e
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493001670754304