O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22725 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017. |
id |
UNB-2_27d9fc204d3092eab9076e9f87c07c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/22725 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Farias, Thays Barbosa deSouza, Flávia Moreno Alves deFARIAS, Thays Barbosa de. O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/22725Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.O uso das mídias sociais pelas instituições ajuda na difusão dos produtos e serviços, na divulgação institucional, assim como a ampliar a comunicação com os usuários. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a utilização do Facebook como forma de promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo e de seus produtos e serviços. Foram também definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os produtos e serviços disponibilizados pelas bibliotecas; averiguar se as bibliotecas possuem política direcionada para redes sociais e/ou plano de marketing;identificar o perfil dos seguidores das páginas; mapear as necessidades informacionais dos seguidores e mensurar o nível de satisfação dos usuários. A revisão de literatura abrangeu os conceitos de marketing, marketingdigital, marketingem bibliotecas, informação, sistema de informação, Internet, Web2.0 e redes sociais. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com caráter exploratório, aplicando-se o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas, aplicação de questionário eletrônico e observação das páginas da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo no Facebook. A entrevista foi aplicada com os bibliotecários responsáveis pela manutenção e gerencia das páginas e a amostra selecionada para os questionários foi composta pelos seguidores de ambas as páginas. As respostas obtidas mostraram que a inserção das bibliotecas no Facebookajudou a ampliar o alcance das informações disponibilizadas e atrair mais usuários. Foi identificado que os eixos temáticos das publicações condizem com as necessidades informacionais dos seguidores e que a maioria destes estão satisfeitos com os conteúdos disponibilizados.Submitted by Ana Cláudia Queiroz (anaclaudiavqueiroz@yahoo.com.br) on 2019-11-18T13:57:29Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf: 5640231 bytes, checksum: e1639733fe55aade7c079c6302f1bc2d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-11-19T12:56:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf: 5640231 bytes, checksum: e1639733fe55aade7c079c6302f1bc2d (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-19T12:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf: 5640231 bytes, checksum: e1639733fe55aade7c079c6302f1bc2d (MD5)The use of social media by aid institutions in the diffusion of productsand services, in the institutional dissemination, as well as to increase the communication with the users. The main objective of the research was to analyze the use of Facebook as a way of promoting the Luiz Viana Filho Academic Library and the Pedro Aleixo Library and its products and services. The following were also defined: specific to the products and services provided by the libraries; find out how libraries, political politics for social networks and / or marketing plan; identify the profile of pagefollowers; map as informational needs of followers and measure the level of user satisfaction. A literature review covered concepts of marketing, digital marketing, library marketing, information, information system, Internet, Web 2.0 and social networks.It is a qualitative-quantitative research with an exploratory character, applying the case study method. Data collection was done through unstructured interviews, application of an electronic questionnaire and observation of the pages of the Luiz Viana Filho Academic Library and the Pedro Aleixo Library on Facebook. The interview was applied with the librarians responsible for the maintenance and management of the pages and a sample selected for the questionnaires composed by the followers of both pages. As answers obtained showed that the insertion of libraries on Facebook helped to expand the scope of the information available and attract more users. It has been identified how the thematic axes of the publications match the informational needs of followers and are currently available. They are satisfied with the content available.Redes sociais on-lineMarketing na InternetBibliotecas especializadasO uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-11-19T12:56:18Z2019-11-19T12:56:18Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdfapplication/pdf5640231http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/1/2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdfe1639733fe55aade7c079c6302f1bc2dMD5110483/227252019-11-19 10:56:18.957oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-11-19T12:56:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
title |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
spellingShingle |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo Farias, Thays Barbosa de Redes sociais on-line Marketing na Internet Bibliotecas especializadas |
title_short |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
title_full |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
title_fullStr |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
title_full_unstemmed |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
title_sort |
O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo |
author |
Farias, Thays Barbosa de |
author_facet |
Farias, Thays Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Thays Barbosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Flávia Moreno Alves de |
contributor_str_mv |
Souza, Flávia Moreno Alves de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais on-line Marketing na Internet Bibliotecas especializadas |
topic |
Redes sociais on-line Marketing na Internet Bibliotecas especializadas |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-19T12:56:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-19T12:56:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, Thays Barbosa de. O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22725 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Thays Barbosa de. O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22725/1/2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e1639733fe55aade7c079c6302f1bc2d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493091185590272 |