Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29894
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_284987f9961e0caee519d796b92b63b0
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29894
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Jorge, Ana Elisa Burgum AbreuWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisJORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29894Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.A presente pesquisa identificou que os estudos sobre o comportamento do consumidor acerca dos cosméticos sustentáveis são escassos, principalmente no contexto nacional. Tendo isso em vista, o objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis pelos consumidores. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva-explicativa, com corte transversal e abordagem quantitativa. As variáveis independentes foram o conhecimento, valor de saúde, valor ambiental e valor hedônico, e as dependentes, a disposição a pagar e intenção de compra. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online Google Forms, por meio de um questionário composto por 36 itens. As análises dos dados foram realizadas por meio de Análise Descritiva, Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que o valor hedônico e o conhecimento influenciam tanto a disposição a pagar quanto a intenção de compra e que os valores ambiental e de saúde possuem uma baixa predição sobre a intenção de compra e disposição a pagar. Finalmente, a presente pesquisa possui contribuições acadêmicas, tendo em vista que o assunto não é amplamente estudado no Brasil, além de contribuições gerenciais, propondo campanhas publicitárias para maior conscientização sobre cosméticos sustentáveis.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-01-26T16:20:21Z No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-11T14:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-11T14:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCosméticosCosméticos - indústriaSustentabilidadeConsumo conscienteConsumo sustentávelConsumidores - comportamento de compraFatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-11T14:06:49Z2022-02-11T14:06:49Z2021-10-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdfapplication/pdf1059255http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/1/2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdfd8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4MD5110483/298942022-02-11 12:06:49.868oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-11T14:06:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
title Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
spellingShingle Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu
Cosméticos
Cosméticos - indústria
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumo sustentável
Consumidores - comportamento de compra
title_short Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
title_full Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
title_fullStr Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
title_sort Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
author Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu
author_facet Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
contributor_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cosméticos
Cosméticos - indústria
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumo sustentável
Consumidores - comportamento de compra
topic Cosméticos
Cosméticos - indústria
Sustentabilidade
Consumo consciente
Consumo sustentável
Consumidores - comportamento de compra
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T14:06:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-11T14:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29894
identifier_str_mv JORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/1/2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493170636193792