Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29894 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
id |
UNB-2_284987f9961e0caee519d796b92b63b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29894 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Jorge, Ana Elisa Burgum AbreuWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisJORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29894Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.A presente pesquisa identificou que os estudos sobre o comportamento do consumidor acerca dos cosméticos sustentáveis são escassos, principalmente no contexto nacional. Tendo isso em vista, o objetivo da pesquisa foi analisar os fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis pelos consumidores. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva-explicativa, com corte transversal e abordagem quantitativa. As variáveis independentes foram o conhecimento, valor de saúde, valor ambiental e valor hedônico, e as dependentes, a disposição a pagar e intenção de compra. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online Google Forms, por meio de um questionário composto por 36 itens. As análises dos dados foram realizadas por meio de Análise Descritiva, Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que o valor hedônico e o conhecimento influenciam tanto a disposição a pagar quanto a intenção de compra e que os valores ambiental e de saúde possuem uma baixa predição sobre a intenção de compra e disposição a pagar. Finalmente, a presente pesquisa possui contribuições acadêmicas, tendo em vista que o assunto não é amplamente estudado no Brasil, além de contribuições gerenciais, propondo campanhas publicitárias para maior conscientização sobre cosméticos sustentáveis.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-01-26T16:20:21Z No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-11T14:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-11T14:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf: 1059255 bytes, checksum: d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCosméticosCosméticos - indústriaSustentabilidadeConsumo conscienteConsumo sustentávelConsumidores - comportamento de compraFatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-11T14:06:49Z2022-02-11T14:06:49Z2021-10-29porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdfapplication/pdf1059255http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/1/2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdfd8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4MD5110483/298942022-02-11 12:06:49.868oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-11T14:06:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
title |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
spellingShingle |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu Cosméticos Cosméticos - indústria Sustentabilidade Consumo consciente Consumo sustentável Consumidores - comportamento de compra |
title_short |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
title_full |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
title_fullStr |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
title_sort |
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis |
author |
Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu |
author_facet |
Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Ana Elisa Burgum Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
contributor_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cosméticos Cosméticos - indústria Sustentabilidade Consumo consciente Consumo sustentável Consumidores - comportamento de compra |
topic |
Cosméticos Cosméticos - indústria Sustentabilidade Consumo consciente Consumo sustentável Consumidores - comportamento de compra |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-11T14:06:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-11T14:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29894 |
identifier_str_mv |
JORGE, Ana Elisa Burgum Abreu. Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra de cosméticos sustentáveis. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29894/1/2021_AnaElisaBurgumJorge_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 d8d81567bd858d3123ed0e251b7b61a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493170636193792 |