Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manso, Afonso Henrique Dutra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25639
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
id UNB-2_2ead870f039635d84e778bb0f863862c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25639
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Manso, Afonso Henrique DutraLesses, Olinda Maria GomesMANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25639Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.O advento de novas tecnologias aproximou consumidores e empresas. Aplicativos de entrega de delivery tem apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos, e são muitos os que promovem seu uso e ressaltam suas vantagens para seus usuários, sejam eles consumidores ou entregadores. O presente trabalho buscou identificar se tais ganhos realmente ocorreram. Para isso, após identificadas quais variáveis demonstravam maior impacto na percepção de ambos os grupos. Assim temos: tempo, preço e qualidade da entrega para o consumidor e renda e jornada de trabalho para os entregadores. E para melhor mensurar esses supostos ganhos, foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários com questões de múltipla escolha para cada um dos grupos. Verificou-se para os consumidores que tanto a qualidade da entrega aumentou, em conjunto com redução no preço da mesma. Foi apontado o tempo da entrega como característica, que mais melhorou com o uso de aplicativos. As respostas dos entregadores apontaram aumento do ganho mensal com os aplicativos. Seja ele em conjunto com outro emprego com contrato de trabalho, ou a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo, para maximização de público potencial de entregas. Porém foi informado um aumento do número de entregas e também um aumento da jornada de trabalho que já era extensa e desgastante. Por fim fica a recomendação desta pesquisa para que sejam realizados trabalhos futuros, para entender se houve uma real otimização da rotina de trabalho, quanto ao crescimento do número de entregas e remuneração recebida.Submitted by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-09-22T21:25:16Z No. of bitstreams: 1 2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf: 643764 bytes, checksum: 3217c3759a2de0a215947a2e6068dc78 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-10-11T17:31:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf: 643764 bytes, checksum: 3217c3759a2de0a215947a2e6068dc78 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-11T17:31:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf: 643764 bytes, checksum: 3217c3759a2de0a215947a2e6068dc78 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia compartilhadaE-commerceConsumidores - comportamento de compraEntregadores de alimentos por aplicativoAplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-10-11T17:31:21Z2020-10-11T17:31:21Z2019porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25639/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdfapplication/pdf643764http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25639/1/2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf3217c3759a2de0a215947a2e6068dc78MD5110483/256392020-10-11 14:31:21.631oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-10-11T17:31:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
title Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
spellingShingle Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
Manso, Afonso Henrique Dutra
Economia compartilhada
E-commerce
Consumidores - comportamento de compra
Entregadores de alimentos por aplicativo
title_short Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
title_full Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
title_fullStr Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
title_full_unstemmed Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
title_sort Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
author Manso, Afonso Henrique Dutra
author_facet Manso, Afonso Henrique Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manso, Afonso Henrique Dutra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
contributor_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Economia compartilhada
E-commerce
Consumidores - comportamento de compra
Entregadores de alimentos por aplicativo
topic Economia compartilhada
E-commerce
Consumidores - comportamento de compra
Entregadores de alimentos por aplicativo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-11T17:31:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-11T17:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25639
identifier_str_mv MANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25639/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25639/1/2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
3217c3759a2de0a215947a2e6068dc78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493127895187456