Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/15971 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_2fb0f7539f2dcf73c90219f72a5a368e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/15971 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Franco, Bernardo de MirandaNeiva, Elaine RabeloFRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/15971Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.As discussões a respeito da cultura das organizações geram uma série de hipóteses acerca do que são ações desejáveis para que as empresas alcancem sucesso no mercado em que estão inseridas. Um tema que mostra-se bastante presente na literatura atual é a inovação. A cultura de uma organização pode apresentar facilidades ou dificuldades na introdução de ações inovadoras que são responsáveis, muitas vezes, pelo surgimento de diferenciais competitivos em seu segmento. Diante disso, este trabalho busca descrever e identificar os níveis de orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo, comparando entre elas os atributos que caracterizam uma cultura orientada para inovação. Na pesquisa realizada fez-se uso da Escala de Orientação Cultural para Inovação (EOCI), construída a partir de definições da literatura dos temas de cultura organizacional e inovação, possuindo índices de validade consistentes, por meio de testes estatísticos, para utilização no âmbito das empresas brasileiras. A escala foi aplicada presencialmente em respondentes de 10 empresas do ramo do turismo em Brasília-DF. Os resultados apontaram que, em média, os níveis de orientação cultural para inovação percebidos pelos respondentes (funcionários das empresas), são relativamente baixos, mas existe variabilidade na percepção de tais características entre os respondentes das empresas. Esta pesquisa busca incentivar a ampliação dos conhecimentos sobre o tema de inovação, e assim, dar suporte às empresas de prestação de serviços, por meio de comparações que as permitam visualizar fraquezas e oportunidades em seu meio que antes não eram percebidas. Sobretudo, a pesquisa apresenta importância prática para as instituições em questão por contribuir para soluções que visem melhorias de gestão, tal como o aumento da eficiência organizacional e, por consequência, do nível de competitividade.Submitted by Izabel Melo (yumi13jms2@gmail.com) on 2017-02-06T18:06:08Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-02-06T18:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-06T18:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Cultura organizacionalTurismo - aspectos econômicosInovaçãoAvaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-06T18:27:23Z2017-02-06T18:27:23Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdfapplication/pdf522808http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/1/2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/159712017-02-06 16:27:23.802oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-06T18:27:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
title |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
spellingShingle |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo Franco, Bernardo de Miranda Cultura organizacional Turismo - aspectos econômicos Inovação |
title_short |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
title_full |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
title_fullStr |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
title_full_unstemmed |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
title_sort |
Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo |
author |
Franco, Bernardo de Miranda |
author_facet |
Franco, Bernardo de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Bernardo de Miranda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neiva, Elaine Rabelo |
contributor_str_mv |
Neiva, Elaine Rabelo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura organizacional Turismo - aspectos econômicos Inovação |
topic |
Cultura organizacional Turismo - aspectos econômicos Inovação |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-06T18:27:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-06T18:27:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15971 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/15971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/1/2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907909883461632 |