Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Bernardo de Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/15971
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_2fb0f7539f2dcf73c90219f72a5a368e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/15971
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Franco, Bernardo de MirandaNeiva, Elaine RabeloFRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/15971Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.As discussões a respeito da cultura das organizações geram uma série de hipóteses acerca do que são ações desejáveis para que as empresas alcancem sucesso no mercado em que estão inseridas. Um tema que mostra-se bastante presente na literatura atual é a inovação. A cultura de uma organização pode apresentar facilidades ou dificuldades na introdução de ações inovadoras que são responsáveis, muitas vezes, pelo surgimento de diferenciais competitivos em seu segmento. Diante disso, este trabalho busca descrever e identificar os níveis de orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo, comparando entre elas os atributos que caracterizam uma cultura orientada para inovação. Na pesquisa realizada fez-se uso da Escala de Orientação Cultural para Inovação (EOCI), construída a partir de definições da literatura dos temas de cultura organizacional e inovação, possuindo índices de validade consistentes, por meio de testes estatísticos, para utilização no âmbito das empresas brasileiras. A escala foi aplicada presencialmente em respondentes de 10 empresas do ramo do turismo em Brasília-DF. Os resultados apontaram que, em média, os níveis de orientação cultural para inovação percebidos pelos respondentes (funcionários das empresas), são relativamente baixos, mas existe variabilidade na percepção de tais características entre os respondentes das empresas. Esta pesquisa busca incentivar a ampliação dos conhecimentos sobre o tema de inovação, e assim, dar suporte às empresas de prestação de serviços, por meio de comparações que as permitam visualizar fraquezas e oportunidades em seu meio que antes não eram percebidas. Sobretudo, a pesquisa apresenta importância prática para as instituições em questão por contribuir para soluções que visem melhorias de gestão, tal como o aumento da eficiência organizacional e, por consequência, do nível de competitividade.Submitted by Izabel Melo (yumi13jms2@gmail.com) on 2017-02-06T18:06:08Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-02-06T18:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-06T18:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf: 522808 bytes, checksum: 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb (MD5)Cultura organizacionalTurismo - aspectos econômicosInovaçãoAvaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-06T18:27:23Z2017-02-06T18:27:23Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdfapplication/pdf522808http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/1/2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/159712017-02-06 16:27:23.802oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-06T18:27:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
title Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
spellingShingle Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
Franco, Bernardo de Miranda
Cultura organizacional
Turismo - aspectos econômicos
Inovação
title_short Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
title_full Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
title_fullStr Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
title_full_unstemmed Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
title_sort Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo
author Franco, Bernardo de Miranda
author_facet Franco, Bernardo de Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Bernardo de Miranda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neiva, Elaine Rabelo
contributor_str_mv Neiva, Elaine Rabelo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cultura organizacional
Turismo - aspectos econômicos
Inovação
topic Cultura organizacional
Turismo - aspectos econômicos
Inovação
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-06T18:27:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-06T18:27:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/15971
identifier_str_mv FRANCO, Bernardo de Miranda. Avaliação da orientação cultural para inovação em empresas de prestação de serviços em turismo. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/15971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/1/2016_BernardodeMirandaFranco_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/15971/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dbe5a7d2bc2942153d2d83b83b46ddb
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907909883461632