O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24594 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. |
id |
UNB-2_346c786f5bea887537986a3f24f2980a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24594 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Melo, Emily Bernardo Bandeira deVigata, Helena SantiagoMELO, Emily Bernardo Bandeira de. O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá: sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24594Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019.Esse trabalho relata a experiência do projeto de construção da curadoria do Museo de La Coca, na Colômbia, tomando como base conceitos e ideias abordados no curso de graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação(LEA-MSI), especialmente os de multilinguismo e acessibilidade. As reflexões que nortearam as decisões curatoriais basearam-se principalmente nas obras de Rivera Cusicanqui (2015) sobre a sociologia da imagem, Dian Marino (1997) sobre os usos da arte e resistência na educação e de Nina Simon (2011) que apresenta as características de um museu participativo. A criação de um diário de bordo me pareceu a abordagem metodológica mais apropriada para efetuar os registros, pois me permitiu uma constante reflexão sobre a construção da curadoria, sem nunca abandonar o caráter subjetivo da pesquisa.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-23T13:36:15Z No. of bitstreams: 1 2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdf: 20081879 bytes, checksum: e3e2b8c7d04fd2308130a449000181e0 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-23T12:59:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdf: 20081879 bytes, checksum: e3e2b8c7d04fd2308130a449000181e0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-23T12:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdf: 20081879 bytes, checksum: e3e2b8c7d04fd2308130a449000181e0 (MD5)The present work reports the experience of construction of the curatorial process of the Museo de La Coca, in Colombia, based in concepts and ideas proposed during the Degree on Applied Foreign Languages - Multilingualism and Information Society (LEA-MSI), specially ideas concerning accessibility and multilingualism. The considerations which supported most curatorial decisions are inspired by works such as Rivera Cusicanqui’s (2015) book about Image Sociology, Dian Marino’s (1997) texts on art, education and the culture of resistance and Nina Simon’s (2011) open book which presents characteristics for a participatory museum. The creation of a logbook seemed the most appropriate methodology to register the curatorial process, it turned possible to keep a constant reflection over its construction, never letting aside the subjective nature of research.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCuradoria - artesAcessibilidadeMultilinguismoMuseus de arteO diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilínguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-23T12:59:00Z2020-07-23T12:59:00Z2019-12-06porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24594/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdf2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdfapplication/pdf20081879http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24594/1/2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdfe3e2b8c7d04fd2308130a449000181e0MD5110483/245942020-07-23 09:59:00.452oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-23T12:59Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
title |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
spellingShingle |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues Melo, Emily Bernardo Bandeira de Curadoria - artes Acessibilidade Multilinguismo Museus de arte |
title_short |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
title_full |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
title_fullStr |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
title_full_unstemmed |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
title_sort |
O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues |
author |
Melo, Emily Bernardo Bandeira de |
author_facet |
Melo, Emily Bernardo Bandeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Emily Bernardo Bandeira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vigata, Helena Santiago |
contributor_str_mv |
Vigata, Helena Santiago |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Curadoria - artes Acessibilidade Multilinguismo Museus de arte |
topic |
Curadoria - artes Acessibilidade Multilinguismo Museus de arte |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-23T12:59:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-23T12:59:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Emily Bernardo Bandeira de. O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá: sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24594 |
identifier_str_mv |
MELO, Emily Bernardo Bandeira de. O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá: sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24594/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24594/1/2019_EmilyBernardoBandeiraDeMelo_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 e3e2b8c7d04fd2308130a449000181e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908014965456896 |