A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleury, Luiza Milagres de Loyola
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10690
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_35f49a5b8762031a0c6217cc06671d28
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10690
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Fleury, Luiza Milagres de LoyolaWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisFLEURY, Luiza Milagres de Loyola. A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor. 2014. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10690Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.O crescimento constante de compras realizadas pela internet no Brasil exige das empresas uma melhor compreensão do comportamento do consumidor em relação às compras online para assim implementar estratégias de marketing eficientes. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da dimensão cultural individualismo-coletivismo na inovatividade do consumidor e a relação destes com a intenção de compra online. Foi realizada uma revisão teórica sobre os temas cultura, individualismo-coletivismo, inovatividade e intenção de compra online. A pesquisa foi de natureza descritiva, quantitativa e de abrangência transversal. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online estruturado, aplicado a 338 consumidores de Brasília (DF). A análise dos dados foi realizada por meio de análise descritiva, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados mostraram que o individualismo exerce influência positiva significativa na intenção de compra online. Além disso, foi identificada uma relação positiva significativa entre o individualismo e a inovatividade do consumidor. Por outro lado, a influência da inovatividade do consumidor na intenção de compra online não foi significativa. Concluiu-se que quanto mais individualista, maior é a disposição do indivíduo para realizar compras online e maior é a inovatividade inata desse consumidor. O trabalho contribuiu para o aprofundamento do estudo sobre a influência da cultura no comportamento do consumidor brasileiro. Sugeriu-se a realização de novas pesquisas com amostras maiores e a incorporação de outras dimensões culturais em estudos da influência da cultura no comportamento do consumidor brasileiro.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-20T19:11:43Z No. of bitstreams: 1 2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf: 941787 bytes, checksum: 2ef060a2c09f27262d06c3fd989b213c (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-23T17:32:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf: 941787 bytes, checksum: 2ef060a2c09f27262d06c3fd989b213c (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-23T17:32:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf: 941787 bytes, checksum: 2ef060a2c09f27262d06c3fd989b213c (MD5)IndividualismoColetivismoCompra onlineComportamento do consumidorMarketing - estratégiasA influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-23T17:32:38Z2015-07-23T17:32:38Z2015-07-23T17:32:38Z2014-11-26info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdfapplication/pdf941787http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/1/2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf2ef060a2c09f27262d06c3fd989b213cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/5/license.txt9a8ee57ac8fd58326c3d0bfb5ca88894MD5510483/106902016-03-31 13:53:12.157oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-03-31T16:53:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
title A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
spellingShingle A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
Fleury, Luiza Milagres de Loyola
Individualismo
Coletivismo
Compra online
Comportamento do consumidor
Marketing - estratégias
title_short A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
title_full A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
title_fullStr A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
title_full_unstemmed A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
title_sort A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor
author Fleury, Luiza Milagres de Loyola
author_facet Fleury, Luiza Milagres de Loyola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleury, Luiza Milagres de Loyola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
contributor_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Individualismo
Coletivismo
Compra online
Comportamento do consumidor
Marketing - estratégias
topic Individualismo
Coletivismo
Compra online
Comportamento do consumidor
Marketing - estratégias
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-23T17:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-23T17:32:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-23T17:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FLEURY, Luiza Milagres de Loyola. A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor. 2014. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10690
identifier_str_mv FLEURY, Luiza Milagres de Loyola. A influência do individualismo-coletivismo na intenção de compra online e na inovatividade do consumidor. 2014. 81 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/1/2014_LuizaMilagresdeLoyolaFleury.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10690/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ef060a2c09f27262d06c3fd989b213c
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
9a8ee57ac8fd58326c3d0bfb5ca88894
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907846800080896