Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26505
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
id UNB-2_ab10fbef0576fb12706436a2c52ad9f7
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26505
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues doBarcellos, Zanei RamosNASCIMENTO, Ana Flávia Castro Rodrigues do. Feed viajante: uma análise do jornalismo de turismo no Instagram. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26505Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.Os comportamentos e formas de encontrar informação se dão de maneiras diferentes de como elas se davam há alguns anos. A partir disso, é fundamental compreender de que maneira o jornalismo de turismo pode se encaixar em narrativas modernas e cenários de convergência. Em um contexto marcado pela presença significativa de mídias sociais, a presente pesquisa se baseou em um referencial teórico que trata das diretrizes do jornalismo digital, de mídias sociais, da cultura da convergência e do jornalismo especializado em turismo para compreender de que maneira a sociedade apreende o jornalismo de turismo no Instagram. Sob a ótica da análise de conteúdo, foi realizada uma pesquisa empírica que avalia os perfis de três veículos de jornalismo de turismo no Instagram — Boa Viagem, Folha Turismo e NYT Travel. A partir da análise dos resultados, considerou-se que o jornalismo de turismo e o Instagram dialogam em diversos âmbitos. Porém, embora exista um esforço significativo por parte do jornalismo especializado na área em se enquadrar na linguagem e nas ferramentas características da mídia, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que os perfis de jornalismo segmentado se apliquem de maneira adequada e eficaz ao modelo de mídias digitais.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-10-21T12:53:36Z No. of bitstreams: 1 2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf: 2461932 bytes, checksum: 9b828cbcac634529d803b37c956b192f (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2021-02-01T19:33:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf: 2461932 bytes, checksum: 9b828cbcac634529d803b37c956b192f (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-01T19:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf: 2461932 bytes, checksum: 9b828cbcac634529d803b37c956b192f (MD5)Behaviors and ways of finding information develop in different ways and origins than they did a few years ago. Therefore, it is crucial to understand how travel journalism can fit into modern narratives and convergence scenarios. In a context marked by the significant presence of social media, this research was based on a theoretical framework that deals with the guidelines of digital journalism, social media, the culture of convergence and specialized travel journalism to understand how society absorbs travel journalism in social media. From the perspective of content analysis, an empirical research that evaluates three tourism journalism vehicles on Instagram - Boa Viagem, Folha Turismo and NYT Travel was conducted. From the analysis of the results, it was considered that, travel journalism and Instagram match in several areas. However, while there is a significant effort on the part of travel journalism to fit in, in matters of language and tools of the media, there is still a long way to go for journalism profiles to properly and effectively apply to the media digital model.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessJornalismoTurismoInstagram (Rede social on-line)Mídia socialFeed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-01T19:33:28Z2021-02-01T19:33:28Z2019-12-02porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26505/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdfapplication/pdf2461932http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26505/1/2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf9b828cbcac634529d803b37c956b192fMD5110483/265052021-02-01 17:33:28.466oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-01T19:33:28Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
title Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
spellingShingle Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
Jornalismo
Turismo
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
title_short Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
title_full Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
title_fullStr Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
title_full_unstemmed Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
title_sort Feed viajante : uma análise do jornalismo de turismo no Instagram
author Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
author_facet Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Flávia Castro Rodrigues do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Zanei Ramos
contributor_str_mv Barcellos, Zanei Ramos
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo
Turismo
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
topic Jornalismo
Turismo
Instagram (Rede social on-line)
Mídia social
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-01T19:33:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-01T19:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Ana Flávia Castro Rodrigues do. Feed viajante: uma análise do jornalismo de turismo no Instagram. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26505
identifier_str_mv NASCIMENTO, Ana Flávia Castro Rodrigues do. Feed viajante: uma análise do jornalismo de turismo no Instagram. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26505/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26505/1/2019_AnaFlaviaCastroNascimento_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
9b828cbcac634529d803b37c956b192f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493131392188416