Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22944 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. |
id |
UNB-2_37b3a10a97d7f7923a36bc2ad6c0e277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/22944 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silva Júnior, EveraldoMonteiro, Simone Borges SimãoSILVA JÚNIOR Everaldo. Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção. 2018. xii, 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22944Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.A falta de comunicação constitui um problema grave que afeta diversas instituições de ensino ao redor do mundo, pois gera prejuízos acadêmicos e até mesmo psicológicos nos estudantes. A motivação dos alunos quanto ao seu curso está diretamente ligada com a qualidade das informações que eles recebem. Na maioria das vezes, as expectativas não atendidas do aluno e a falta de integração com a instituição são fatores que podem contribuir com o desestímulo do aluno perante o seu curso. Nos últimos anos, observou-se que a utilização da gamificação pode favorecer o aumento da motivação e o engajamento dos alunos em diversos níveis de ensino. É necessário motivar os alunos com a perspectiva da sua carreira profissional ou acadêmica, dando a eles possiblidades práticas para vivenciar esses dois caminhos, utilizando como meio os jogos e os dispositivos eletrônicos com que estão familiarizados. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um jogo, que divulgue aos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília quais são os caminhos que devem ser trilhados para obtenção do grau de Engenheiro, com o intuito de engajá-los e motivá-los. O Game da Produção foi desenvolvido através da aplicação e seleção de técnicas de jogos de um Framewok de Gamificação. O estudo mostrou a viabilidade da aplicação gamificada no contexto da proposta, tendo como confirmação os feedbacks coletados após os testes.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-01-03T19:48:56Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf: 6055712 bytes, checksum: 6780b073623995a32c0ae69dd76f2a69 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-01-20T11:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf: 6055712 bytes, checksum: 6780b073623995a32c0ae69dd76f2a69 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-20T11:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf: 6055712 bytes, checksum: 6780b073623995a32c0ae69dd76f2a69 (MD5)The lack of communication is a serious problem that affects many educational institutions around the world, as it generates academic and even psychological losses in students. Students' motivation for their course is directly linked to the quality of the information they receive. Most of the time, the student's unmet expectations and lack of integration with the institution are factors that can contribute to the student's discouragement in the course. In recent years, it has been observed that the use of gamification can favor the increase of the motivation and the engagement of the students in diverse levels of education. It is necessary to motivate the students with the perspective of their professional or academic career, giving them practical possibilities to experience these two paths, using as a means the games and the electronic devices with which they are familiar. The objective of this research is to develop a game that will teach the students of the Production Engineering course at the University of Brasília which are the paths that must be traced to obtain the degree of Engineer with the intention of engaging them, motivating them as way to reduce the rate of travel avoidance. The Game of the Production was developed through the application and selection of techniques of games of a Framewok of Gamification. The study showed the viability of the application in the context of the proposal, having as confirmation the feedbacks collected after the tests.GamificaçãoMotivação na educaçãoEstudantes universitáriosJogos digitaisTecnologia na educaçãoProposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-01-20T11:33:51Z2020-01-20T11:33:51Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdfapplication/pdf6055712http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/1/2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf6780b073623995a32c0ae69dd76f2a69MD5110483/229442020-01-20 09:33:51.591oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-01-20T11:33:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
title |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
spellingShingle |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção Silva Júnior, Everaldo Gamificação Motivação na educação Estudantes universitários Jogos digitais Tecnologia na educação |
title_short |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
title_full |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
title_fullStr |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
title_full_unstemmed |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
title_sort |
Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção |
author |
Silva Júnior, Everaldo |
author_facet |
Silva Júnior, Everaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Everaldo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Simone Borges Simão |
contributor_str_mv |
Monteiro, Simone Borges Simão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação Motivação na educação Estudantes universitários Jogos digitais Tecnologia na educação |
topic |
Gamificação Motivação na educação Estudantes universitários Jogos digitais Tecnologia na educação |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-20T11:33:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-20T11:33:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR Everaldo. Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção. 2018. xii, 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22944 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR Everaldo. Proposta de gamificação aplicada na trajetória do estudante de Engenharia de Produção. 2018. xii, 174 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22944/1/2018_EveraldoSilvaJunior_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6780b073623995a32c0ae69dd76f2a69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907992632885248 |