A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12676 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_3ba83144f96e3adf7f47be8a7db3f257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12676 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Góis, Amanda Monteiro deLesses, Olinda Maria GomesVieira, Diego MotaGÓIS, Amanda Monteiro de. A interação entre as subculturas do consumo: aprendizagem e mudanças de valores pessoais. 2016. 62 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/12676Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Devido a complexidade de análise do comportamento do consumidor da atualidade, com suas decisões de consumo influenciadas por fatores como cultura, emoções, crenças e hábitos diários, é importante avaliar a influências dos valores pessoais em grupos de consumo de interesse em comum. As categorizações básicas dos estudos para traçar o perfil de comportamento dos consumidores já não atendem as expectativas necessárias para classificar padrões de consumo, pois não conseguem esclarecer atitudes e decisões subjetivas do indivíduo. Dentro deste contexto, é possível avaliar a existência de similaridade dos valores pessoais entre duas subculturas de consumo considerando seus processos de interação e aprendizado. O que direciona o objeto de estudo dessa pesquisa, que tem como tema a análise da interação e aprendizagem entre duas subculturas de consumo, no que tange aos valores pessoais que constituem os indivíduos de cada uma delas. Para isso, foram eleitos dois subgrupos de consumo do esporte: a subcultura A, formada por indivíduos que praticam corrida, e a subcultura B, formada por indivíduos que praticam o ciclismo, ambas compostas por atletas residentes no Distrito Federal. O trabalho possui abordagem metodológica de natureza qualitativa sob a luz da teoria de Valores Pessoais de Schwartz, derivada do sistema de valores de Rokeach. Quanto aos fins ele é classificado como descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas em profundidade para a coleta de dados. Os resultados indicam que os membros das subculturas não são totalmente. e influenciados pelos mesmos valores pessoais e que a interação entre os grupos é restrita de forma sútil ao ambiente da prática esportiva.Submitted by Marianna Souza (mariannasouza@bce.unb.br) on 2016-03-03T15:22:11Z No. of bitstreams: 1 2016_AmandaMonteiroDeGóis.pdf: 1749513 bytes, checksum: 20797e34628bdb831c3654f70b657597 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-29T16:23:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_AmandaMonteiroDeGóis.pdf: 1749513 bytes, checksum: 20797e34628bdb831c3654f70b657597 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-29T16:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_AmandaMonteiroDeGóis.pdf: 1749513 bytes, checksum: 20797e34628bdb831c3654f70b657597 (MD5)Consumo (Economia)Valores sociaisEsportesSubculturasConsumidores - valores sociaisA interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-29T16:23:46Z2016-03-29T16:23:46Z2016-03-29T16:23:46Z2016-02-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1851http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/5/license.txt495556f1828c19065caabfd5eb703b63MD55ORIGINAL2016_AmandaMonteiroDeGois.pdf2016_AmandaMonteiroDeGois.pdfapplication/pdf1753508http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/6/2016_AmandaMonteiroDeGois.pdf1db569840efb410b27269d379252c758MD5610483/126762016-08-02 12:13:38.109oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-02T15:13:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
title |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
spellingShingle |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais Góis, Amanda Monteiro de Consumo (Economia) Valores sociais Esportes Subculturas Consumidores - valores sociais |
title_short |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
title_full |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
title_fullStr |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
title_full_unstemmed |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
title_sort |
A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais |
author |
Góis, Amanda Monteiro de |
author_facet |
Góis, Amanda Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Lesses, Olinda Maria Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Amanda Monteiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Consumo (Economia) Valores sociais Esportes Subculturas Consumidores - valores sociais |
topic |
Consumo (Economia) Valores sociais Esportes Subculturas Consumidores - valores sociais |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-02-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-29T16:23:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-29T16:23:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-29T16:23:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GÓIS, Amanda Monteiro de. A interação entre as subculturas do consumo: aprendizagem e mudanças de valores pessoais. 2016. 62 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12676 |
identifier_str_mv |
GÓIS, Amanda Monteiro de. A interação entre as subculturas do consumo: aprendizagem e mudanças de valores pessoais. 2016. 62 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12676/6/2016_AmandaMonteiroDeGois.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 495556f1828c19065caabfd5eb703b63 1db569840efb410b27269d379252c758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907870036525056 |