A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adolfo Francisco
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Noutel, Emília da Cruz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1615
http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1615
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005.
id UNB-2_3cddf4241e2b616375fcc8177424bd04
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1615
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gomes, Adolfo FranciscoNoutel, Emília da CruzSilva, Adyr daGOMES, Adolfo Francisco; NOUTEL, Emília da Cruz. A380: requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim. 2005. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://bdm.unb.br/handle/10483/1615http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1615Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005.Com a crescente demanda pelo transporte aéreo mundial, a Airbus grande fabricante de aeronaves, transformou em realidade a concepção do VLA, “very large aircraft”, projetou e está fabricando a aeronave A380. Seu objetivo, no mercado de transporte aéreo, é minimizar os congestionamentos de passageiros e cargas existentes nos grandes aeroportos. Neste contexto, insere-se o objeto de estudo deste trabalho que buscou analisar quais fatores impactantes poderão trazer a operação comercial de passageiros desta aeronave para o Brasil, particularmente no Aeroporto do Galeão. Mesmo tendo sido auferido vantajosamente durante o processo de fabricação da aeronave os requisitos básicos de funcionalidade, autonomia, conforto e segurança à sua operação, seu tamanho, capacidade de transporte e evolução tecnológica incorporada distinguem-na das demais aeronaves e levanta indagações quanto à possibilidade de operacionalização sem restrições de vôos empregando a infra-estrutura instalada no Aeroporto do Galeão. Então, para alcançar maior compreensão sobre o assunto foi realizado aprofundamento teórico com base na legislação internacional e nacional vigente e publicações técnicas do fabricante, buscando transportar a teoria para uma visão operacional no Aeroporto. Para consolidar com realismo este embasamento teórico, foram entrevistados funcionários e profissionais que atuam no Aeroporto do Galeão, bem como funcionários do Sistema de Aviação Civil ligados diretamente à regulação do transporte aéreo e à aplicação da legislação aeroportuária. Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que os requisitos para viabilizar o A380-800 em operação comercial de passageiros no Aeroporto do Galeão tem baixo nível de complexidade. Além disso, é financeiramente viável, em virtude da concepção do Aeroporto ter sido detalhadamente planejada e executada com visão prospectiva de longo prazo, demandando desta forma investimentos mínimos em adaptações. O Aeroporto do Galeão é uma demonstração de como um bom planejamento aeroportuário atende demanda crescente de passageiros e carga, e também leva à eficácia para adequação, quando na possibilidade da entrada em operação de equipamentos de grande dimensão, capacidade de transporte e tecnologicamente evoluídos.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-23T19:14:39Z No. of bitstreams: 1 2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf: 785690 bytes, checksum: 2c80c2823dd1fc61ee9ad70b2e9f79a2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-24T12:21:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf: 785690 bytes, checksum: 2c80c2823dd1fc61ee9ad70b2e9f79a2 (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-24T12:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf: 785690 bytes, checksum: 2c80c2823dd1fc61ee9ad70b2e9f79a2 (MD5)In response to the growing air transport demand worldwide, the European aircraft manufacturer Airbus designed and built the A380 aircraft. Its main objective is to minimize existing passenger and cargo congestion in large airports. The object of this study is inserted in this context in an attempt to analyze the impact that the passenger commercial operation of this aircraft might bring to Galeão Airport. Even after the studies carried out by Airbus related to functionality, comfort and safety in operation, size, transport capacity and incorporated technological evolution, which are characteristics that distinguish this aircraft from others, questions related to scheduled or charter flights operation feasibility using the infrastructure available in Galeão Airport are still not answered. Thus, to bring light into the matter, a study based on current national and international legislation and technical publications edited by the builder, was carried out with the objective of finding an operational approach to the matter based on theoretical basis. To bind this theoretical foundation, interviews were made with professionals working in the Galeão Airport operation sector as, well as with Civil Aviation System professionals dealing directly with the application of airport legislation. The conclusion reached after analyzing the results in this study is that requirements to make feasible the passenger commercial operation of the A380-800 in Galeão Airport involve low level of complexity for adaptation it. Besides, it shows that it is financially feasible, due to Airport’s conception that counts with a prospective long term view, demanding minimum investments for enlargement to support more operations. Galeão Airport is an example of well made airport planning and construction responding to growing passenger and cargo demand, allowing for more efficient adaptation to new realities in the eventuality of new serving large aircraft, as the A380 with greater capacity and technological development, coming into operation.AeroportosAeronavesAeronáutica comercialInfraestrutura aeroportuáriaA380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-24T12:21:48Z2011-03-24T12:21:48Z2011-03-24T12:21:48Z2005-10-21info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdfapplication/pdf785690http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/1/2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf2c80c2823dd1fc61ee9ad70b2e9f79a2MD51TEXT2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf.txt2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf.txttext/plain116105http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/3/2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf.txt5f0273c0f14e12feeb887fd897897c47MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/2/license.txtc662705d6be10c068dc2511faeaec59bMD5210483/16152021-05-21 00:29:50.392oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-21T03:29:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
title A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
spellingShingle A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
Gomes, Adolfo Francisco
Aeroportos
Aeronaves
Aeronáutica comercial
Infraestrutura aeroportuária
title_short A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
title_full A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
title_fullStr A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
title_full_unstemmed A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
title_sort A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
author Gomes, Adolfo Francisco
author_facet Gomes, Adolfo Francisco
Noutel, Emília da Cruz
author_role author
author2 Noutel, Emília da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Adolfo Francisco
Noutel, Emília da Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Adyr da
contributor_str_mv Silva, Adyr da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Aeroportos
Aeronaves
Aeronáutica comercial
Infraestrutura aeroportuária
topic Aeroportos
Aeronaves
Aeronáutica comercial
Infraestrutura aeroportuária
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005.
publishDate 2005
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2005-10-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-24T12:21:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-24T12:21:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-24T12:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Adolfo Francisco; NOUTEL, Emília da Cruz. A380: requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim. 2005. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1615
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1615
identifier_str_mv GOMES, Adolfo Francisco; NOUTEL, Emília da Cruz. A380: requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim. 2005. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1615
http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.1615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/1/2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/3/2005_AdolfoGomes_EmiliaNoutel.pdf.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1615/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c80c2823dd1fc61ee9ad70b2e9f79a2
5f0273c0f14e12feeb887fd897897c47
c662705d6be10c068dc2511faeaec59b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907738168655872