Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Daniel Alves da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1563
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
id UNB-2_f81be313572176dcfe729e40e8eec9a8
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1563
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Cunha, Daniel Alves daSilva, Adyr daCUNHA, Daniel Alves da. Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil: os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário. 2009. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1563Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.Este trabalho ao estudar fatores de indução de demanda por serviços de infraestrutura aeroportuária como PIB, os adensamentos populacionais e o perfil do usuário, tratou de estabelecer um nexo relacional entre desenvolvimento socioeconômico e presença de malha aeroportuária necessária para garantir a fruição universal do serviço público de transporte aéreo e suprir a demanda por acessibilidade existente neste segmento do transporte nacional. As constatações são sintomáticas de que o provimento de infraestrutura aeroportuária no Brasil demonstra-se insuficiente com relação às demandas dos prestadores de serviços aéreos e da sociedade, denotando que há uma estreita relação entre a capacidade de um país prover infraestrutura aeroportuária suficiente e de qualidade e seu desenvolvimento socioeconômico. A baixa oferta de infraestrutura aeroportuária, ou a precariedade desta em regiões carentes representam um pesado déficit socioeconômico para o país. A presença de aeródromos abertos ao tráfego público nestas localidades e as políticas setoriais de fomento são meios de fornecimento de condições propícias ao seu acesso e desenvolvimento integrado. O estudo das variáveis intrinsecamente relacionadas com a demanda por transporte aéreo e as regiões onde estas se fazem presentes é de extrema importância, pois fornece embasamento para a formulação de políticas de estado indutoras de desenvolvimento regional em áreas onde a dinâmica e a prosperidade advinda do mercado aéreo são escassas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTBy studying the demand induction factors for airport infrastructure services such as the GDP (Gross Domestic Product), population density and user profile, this research established a relational nexus between the socio-economical development and the presence of necessary air network to assure the universal use of aerial public transportation and to meet the demand for existing accessibility in such segment of national transport. The findings are a clear symptom that the airport infrastructure providing in Brazil is insufficient to the demands of air carriers and society, thus showing a narrow relationship between a country´s capacity to provide enough and quality airport infrastructure and its socio-economical development. Either the low offer of airport infrastructure or its low quality in needy regions represent a heavy socio-economical debt for the country. The presence of aerodromes open to public air traffic in these places and the sectorial foment policies are means of providing proper conditions to its integrated development and access. The study of the intrisically related variables with the demand for air transportation and the regions where they are is extremely important, because it supplies the basis for the formulation of regional development inductive state policies in areas where the dynamics and wealth from air market are scanty.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-04T15:14:59Z No. of bitstreams: 1 2009_DanielAlvesdaCunha.PDF: 2678038 bytes, checksum: 24cc63182cdca6963c9e7b270c498340 (MD5)Rejected by Elna Araujo (elna@bce.unb.br), reason: Palavras-chave on 2011-03-04T17:52:20Z (GMT)Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-04T17:54:59Z No. of bitstreams: 1 2009_DanielAlvesdaCunha.PDF: 2678038 bytes, checksum: 24cc63182cdca6963c9e7b270c498340 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-10T11:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_DanielAlvesdaCunha.PDF: 2678038 bytes, checksum: 24cc63182cdca6963c9e7b270c498340 (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-10T11:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_DanielAlvesdaCunha.PDF: 2678038 bytes, checksum: 24cc63182cdca6963c9e7b270c498340 (MD5)AeroportosInfraestrutura aeroportuáriaAeronáutica comercialFatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-10T11:26:09Z2011-03-10T11:26:09Z2011-03-10T11:26:09Z2009-12-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream22564http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/2/license_rdfff373f1ad387898ef8ba4f8bc9e37073MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20904http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/3/license_texte09bf99e64678e4285abf3ef3e05412dMD53license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/4/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/5/license.txt3ab0a037d33f6406b3f9d7c321e05da3MD55ORIGINAL2009_DanielAlvesdaCunha.PDF2009_DanielAlvesdaCunha.PDFapplication/pdf2678038http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/1/2009_DanielAlvesdaCunha.PDF24cc63182cdca6963c9e7b270c498340MD51TEXT2009_DanielAlvesdaCunha.PDF.txt2009_DanielAlvesdaCunha.PDF.txttext/plain78900http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/6/2009_DanielAlvesdaCunha.PDF.txtcb479b35ce184f5dc8666b47721d744cMD5610483/15632011-03-11 01:00:31.243oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712011-03-11T04:00:31Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
title Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
spellingShingle Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
Cunha, Daniel Alves da
Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Aeronáutica comercial
title_short Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
title_full Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
title_fullStr Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
title_full_unstemmed Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
title_sort Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
author Cunha, Daniel Alves da
author_facet Cunha, Daniel Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Daniel Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Adyr da
contributor_str_mv Silva, Adyr da
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Aeronáutica comercial
topic Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Aeronáutica comercial
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T11:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-10T11:26:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-10T11:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Daniel Alves da. Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil: os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário. 2009. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1563
identifier_str_mv CUNHA, Daniel Alves da. Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil: os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário. 2009. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/2/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/4/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/1/2009_DanielAlvesdaCunha.PDF
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1563/6/2009_DanielAlvesdaCunha.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff373f1ad387898ef8ba4f8bc9e37073
e09bf99e64678e4285abf3ef3e05412d
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
3ab0a037d33f6406b3f9d7c321e05da3
24cc63182cdca6963c9e7b270c498340
cb479b35ce184f5dc8666b47721d744c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492874303373312