Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Matheus Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29227
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
id UNB-2_3eb843b587e5ea704e0e62c4750b9446
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29227
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Fernandes, Matheus VieiraCastanho, Carla DeniseFERNANDES, Matheus Vieira. Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais: um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/29227Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.Uma boa experiência de jogo implica, dentre outras coisas, que o nível do desafio proposto seja condizente com as habilidades que o jogador possui. O método de Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) busca realizar essa tarefa adaptando a dificuldade de um jogo durante a sua execução. A principal abordagem de desenvolvimento de ADD se baseia nos dados de desempenho do jogador. Estudos mais recentes também focam no uso dos dados afetivos do jogador, obtidos a partir dos seus sinais fisiológicos, para construir o que é chamado de ADD Afetivo. Neste contexto, o presente trabalho realizou um estudo de caso comparativo entre os modelos de ADD por Desempenho e ADD Afetivo implementados para o jogo Asteroids do gênero Space Shooter. Além das implementações, o estudo envolveu a condução de experimentos, a partir dos quais foram coletados e analisados dados de desempenho, dados advindos de questionários e dados fisiológicos da atividade eletrodérmica (EDA) dos jogadores. Observou-se que o ADD por Desempenho conseguiu uma adaptação mais adequada tanto entre os jogadores com mais habilidades quanto nos com menos habilidades, chamados aqui de casuais. O ADD Afetivo implementado não mostrou resultados satisfatórios para a adaptação de dificuldade de ambos os perfis de jogadores.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-11-20T15:12:20Z No. of bitstreams: 1 2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf: 6030614 bytes, checksum: 7faf4ac06a6c3e23eae82e3361a83df4 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-11-20T15:12:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf: 6030614 bytes, checksum: 7faf4ac06a6c3e23eae82e3361a83df4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-20T15:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf: 6030614 bytes, checksum: 7faf4ac06a6c3e23eae82e3361a83df4 (MD5)A good gaming experience implies, among other things, that the level of the proposed challenge is consistent with the skills the player has. The Dynamic Difficulty Adjustment (DDA) method seeks to accomplish this task by adapting the difficulty of a game during its execution. The main approach to DDA development is based on player performance data. More recent studies also focus on using the player’s affective data from his/her physiological signals to construct what is called an Affective DDA. In this context, the present work makes a comparative case study between the models of Performance DDA and Affective DDA implemented for the game Asteroids of the genre Space Shooter. In addition to the implementations, the study involved conducting experiments, from which performance data, questionnaires data and physiological data on the electrodermic activity (EDA) of the players were collected and analyzed. It was observed that the DDA based on Performance achieved a more adequate adaptation between both the most skilled and the least skilled players, called here as casuals. The implemented Affective DDA did not show satisfactory results for the difficulty adaptation of both player profiles.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessJogos digitaisAjuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-11-20T15:12:34Z2021-11-20T15:12:34Z2019-12-17porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29227/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdfapplication/pdf6030614http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29227/1/2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf7faf4ac06a6c3e23eae82e3361a83df4MD5110483/292272021-11-20 13:12:34.576oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-11-20T15:12:34Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
title Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
spellingShingle Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
Fernandes, Matheus Vieira
Jogos digitais
Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)
title_short Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
title_full Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
title_fullStr Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
title_full_unstemmed Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
title_sort Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
author Fernandes, Matheus Vieira
author_facet Fernandes, Matheus Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Matheus Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Carla Denise
contributor_str_mv Castanho, Carla Denise
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais
Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)
topic Jogos digitais
Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-20T15:12:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-20T15:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Matheus Vieira. Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais: um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29227
identifier_str_mv FERNANDES, Matheus Vieira. Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais: um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29227/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29227/1/2019_MatheusVieiraFernandes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
7faf4ac06a6c3e23eae82e3361a83df4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493164232540160