Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos a partir de variáveis do jogo e do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, João Victor Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Lucas Vanderlei
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/17515
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
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spelling Aguiar, João Victor SantosFernandes, Lucas VanderleiCastanho, Carla DeniseAGUIAR, João Victor Santos; FERNANDES, Lucas Vanderlei. Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos a partir de variáveis do jogo e do usuário. 2017. xi, 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17515Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.A percepção do nível de dificuldade em jogos eletrônicos é algo pessoal e à medida que este mercado evolui surgem novos mecanismos de ajuste de dificuldade para se adaptar a cada jogador. Atualmente, a maioria dos jogos alteram sua dificuldade com base no desempenho do jogador. Contudo, diversas pesquisas têm sido feitas em modelos que ajustam a dificuldade em função do estado afetivo do jogador, com auxílio de sensores. Este trabalho tem como objetivo investigar se um mecanismo de Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) híbrido, isto é, que utiliza medidas de desempenho do jogador em conjunto com dados sobre o estado afetivo do mesmo, faz o jogador ter uma melhor percepção do estado de flow em comparação com modelos que utilizam apenas uma destas duas variáveis. Para tanto, um jogo existente foi adaptado com o ADD híbrido, utilizando o sensor EDA (Electrodermal Activity) para coleta dos dados fisiológicos do jogador. Foram conduzidos testes com dezesseis voluntários, nos três modelos de ADD, ou seja, ADD baseado em dados de desempenho, ADD baseado em dados fisiológicos e ADD híbrido. Além de jogar o jogo com um dos modelos de ADD, cada participante também respondeu a um questionário que quantifica o quanto o estado de flow foi percebido. A média das respostas daqueles que jogaram o modelo híbrido foi maior que daqueles que jogaram os outros dois modelos baseados em apenas uma variável.Submitted by Raiane Costa da Silva (raianesilva@bce.unb.br) on 2017-06-02T18:33:20Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JoaoVictorAguiar_LucasVanderlei_tcc.pdf: 7725173 bytes, checksum: 259e33a4ba1e1a83af0ad81310f3cc37 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-07-20T17:36:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_JoaoVictorAguiar_LucasVanderlei_tcc.pdf: 7725173 bytes, checksum: 259e33a4ba1e1a83af0ad81310f3cc37 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-20T17:36:55Z (GMT). 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This paper aims to investigate whether a hybrid Dynamic Difficulty Adjustment (DDA), that is, a mechanism that uses measures of player performance in conjunction with data regarding the affective state of the player, makes the player have a better perception of the state of flow compared to models that make use of only one of these two variables. To do so, an existing game was adapted with the hybrid ADD, using the EDA (Electrodermal Activity) sensor to collect the physiological data of the player. Trials were conducted with sixteen volunteers playing one of three models of DDA, ie DDA performance data based, DDA physiological data based and DDA hybrid. In addition to playing the game with one of the DDA models, each participant also responded to a questionnaire that quantifies how much the state of flow was perceived. The average responses of those who played the hybrid model were higher than those who played the other two models based on only one variable.Jogos eletrônicosAjuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos a partir de variáveis do jogo e do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-07-20T17:36:55Z2017-07-20T17:36:55Z2017-03-16info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_JoaoVictorAguiar_LucasVanderlei_tcc.pdf2017_JoaoVictorAguiar_LucasVanderlei_tcc.pdfapplication/pdf7725173http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17515/1/2017_JoaoVictorAguiar_LucasVanderlei_tcc.pdf259e33a4ba1e1a83af0ad81310f3cc37MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17515/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17515/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17515/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17515/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/175152019-04-08 08:22:07.337oai:bdm.unb.br:10483/17515w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-04-08T11:22:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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